MotoGP: Miguel Oliveira é 5.º no GP Portugal que Quartararo volta a ganhar

Piloto português da KTM fez uma corrida meritória depois de sair do 11.º lugar da grelha
Texto
Miguel Oliveira (Lusa)
Miguel Oliveira (Lusa)

Miguel Oliveira foi o quinto classificado no GP de Portugal de MotoGP que se realizou neste domingo no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) e que foi ganho por Fabio Quartararo (Yamaha).

Em dia de eleições presidenciais em França, ouviu-se A Marselhesa em Portimão com Johann Zarco (Pramac Ducati) no segundo lugar do pódio e Áleix Espargaró (Aprilia) no terceiro.

Quartararo é o primeiro piloto a dobrar vitórias em Portimão no MotoGP (depois de um triunfo em 2021) conseguindo neste domingo o seu primeiro triunfo da temporada.

O campeão do mundo em título assumiu agora o comando da classificação do campeonato de Pilotos de forma dividida com Álex Rins (Suzuki), que fez uma tremenda corrida partindo de 23.º para terminar em quarto.

Sendo Rins a exceção com a fantástica recuperação, muito do que se decidiu neste grande prémio começou a desenhar-se na partida e, depois, com algumas quedas marcantes.

Joan Mir (Suzuki) disparou para o comando na largada e deixou Zarco que tinha a pole position para trás. Miguel Oliveira também partiu muito bem do 11.º lugar e, no final a primeira volta, chegou ao sexto lugar.

O piloto português foi lutando para manter essa posição, mas acabou por perdê-la para Áleix Espargaró. Com 22 por cumprir das 25 da corrida, Quartararo assumiu o comando da corrida para começar a afastar-se na frente...

Rins passou pelo Falcão a 17 voltas do final, mas o português da KTM voltou ao sétimo lugar ultrapassando Álex Márquez (LCR Honda). Uma volta depois, o então líder do Mundial, Enea Bastianini caiu.

Esta foi uma das várias quedas que viriam a marcar a prova no seu decorrer. Brad Binder (KTM) também caiu a oito voltas do final. Na volta seguinte aconteceu a queda mais decisiva para a luta pelos lugares do pódio.

Quartararo estava lançado para a vitória. A queda de Jack Miller (Ducati) levou Mir com ele e Zarco e Aleix Espargaró ficaram também com caminho livre para o pódio. Com Rins à sua frente, Miguel Oliveira ascendeu também a um meritório quinto lugar na sua corrida de casa.

Classificação do GP de Portugal:

Quartararo e Rins no comando do Mundial neste ano ainda não tinha acontecido para qualquer deles, os outros dois pilotos que já lideraram a classificação são terceiro e quarto classificados. Miguel Oliveira subiu uma posição e é o oitavo classificado do campeonato.

Classificação do Mundial de Pilotos:

O Mundial de MotoGP segue para o Circuito de Jerez já no próximo fim de semana para o GP de Espanha, a sexta prova da temporada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente