GP da Catalunha: Márquez vence em corrida acidentada e Oliveira é 12.º

Piloto português regressou aos pontos em Barcelona
Texto
Marc Márquez (Lusa)
Marc Márquez (Lusa)

Marc Márquez alcançou este domingo a vitória no GP da Catalunha, numa corrida que acabou por ser mais fácil do que inicialmente o espanhol da Honda esperava.

Saindo do segundo lugar da grelha, Márquez foi surpreendido por Andrea Dovizioso (Ducati) que saltou da segunda linha para o comando da corrida trazendo na sua roda Márquez, Maverick Viñales (Yamaha) e Fabio Quartararo (SRT Yamaha) que saindo da pole não conseguiu manter o comando da corrida.

O inicio do GP da Catalunha foi bastante animado e Jorge Lorenzo (Honda), que saiu do 10.º lugar da grelha, acabava por chegar ao quarto lugar.

Na frente Márquez pressionava Dovizioso e passava o piloto da Ducati na segunda das 24 voltas ao traçado de Montemeló. No entanto a luta pelo comando não demorou muito já que na volta seguinte Lorenzo cometeu um erro na curva 10, foi ao chão e arrastou consigo para a gravilha Andrea Dovizioso, Maverick Viñales e Valentino Rossi.

Um golpe de teatro que deixava Marc Márquez completamente isolado na frente da corrida e promoveu Danilo Petrucci (Ducati) ao segundo lugar, o italiano mostrava-se incapaz de manter o ritmo de Marc Márquez, com o líder do campeonato a afastar-se dos seus perseguidores.

Com Márquez isolado na frente da corrida as atenções centravam-se na luta pelos restantes lugares do pódio, onde Petrucci tinha a companhia de Álex Rins (Suzuki) e Fabio Quartararo que prometiam não deixar o italiano da Ducati tranquilo.

A luta entre Petrucci e Rins foi bastante animada até à 17.ª volta, altura em que Rins tentou travar mais tarde na curva 1 para ultrapassar Petrucci, mas acabou por sair para a gravilha e quase caiu.

Desta forma o piloto espanhol da Suzuki atrasava-se na luta pelo pódio e quem aproveitava era Fabio Quartararo que de uma assentada ultrapassava Petrucci e Rins e subia ao segundo lugar.

Pouco depois era Cal Crutchlow que sofria uma queda depois de falhar a ultrapassagem a Jack Miller a seis voltas do final.

Na frente só dava Marc Márquez, o espanhol  acabou a gerir a vantagem para os seus mais diretos perseguidores, conquistando a sua quarta vitória da temporada, relegando Quartararo para o segundo lugar e Petrucci para a terceira posição.

O top cinco ficou completo com Álex Rins que ainda conseguiu recuperar até ao quarto lugar e terminar na frente do seu companheiro de equipa Joan Mir.

Numa corrida onde 11 pilotos não chegaram ao final, Miguel Oliveira (Tech3 KTM) acabou na 12.ª posição, depois de ter largado do 20.º lugar da grelha.

Com a vitória no GP da Catalunha, Marc Márquez reforçou o comando do campeonato e soma agora 140 pontos, enquanto Andrea Dovizioso é segundo com 103 e Álex Rins é terceiro com menos 39 pontos do que Márquez.

Já Miguel Oliveira que voltou aos pontos em Barcelona, ocupa agora o 17.º lugar do campeonato com 12 pontos, menos quatro que Johann Zarco (KTM) que é o 16.º

A próxima ronda do campeonato é o GP da Holanda que terá lugar no Circuito de Assen a 30 de junho.

Classificação do GP da Catalunha

 

Filme da corrida aqui.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias