GP da Emilia Romagna: Miguel Oliveira vai direto à Q2 com distinção e queda

Piloto português correspondeu às expetativas da véspera e mostrou grande andamento
Texto
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)

Miguel Oliveira passou diretamente à Q2 da qualificação para o GP da Emilia Romagna de MotoGP ao obter neste sábado de manhã o quarto melhor tempo da terceira sessão dos treinos livres.

Com a pista de Misano a manter o asfalto molhado pela chuva, o piloto português da KTM correspondeu também às expetativas prometidas na véspera e esteve sempre entre os mais rápidos numa sessão que acabou por ser a determinante para os melhores tempos combinados.

O tempo de Jack Miller (Ducati) nos TL2 de sexta-feira ainda demorou algum tempo a ser batido, mas, a partir de certa altura, o andamento aumentou. E essa altura foi desencadeada com Miguel Oliveira que, não só subiu ao primeiro lugar dos tempos como foi também o primeiro piloto deste fim de semana a rodar no ‘segundo 40’.

A série de voltas rápidas do Falcão foi depois interrompida por uma queda que obrigou Oliveira a ir para a box trocar de moto e de equipamento, enquanto os melhores tempos voltavam também a ser batidos.

O piloto português não esmoreceu na ambição de passar diretamente à Q2 e voltou à pista para conseguir o quarto melhor tempo absoluto dos treinos livres com 1m40.832s. A tabela combinada ficou com Johann Zarco (Pramac Ducati) na frente, que foi 0.448s mais rápido do que o português.

Fora do apuramento direto para a Q2 ficaram os dois candidatos à vitória no Mundial. Fabio Quartararo (Yamaha) chegou a rodar no top 10, mas acabou relegado para a Q1 num fim de semana em que não tem conseguido responder às condições da pista.

Francesco Bagnaia (Ducati) também baixou o rendimento no final desta sessão e acabou também ele eliminado do apuramento direto para a Q2 prevendo-se uma Q1 intensa não só entre os dois, mas também com a presença do campeão mundial em título e terceiro classificado do campeonato: Joan Mir (Suzuki).

Tempos combinados após os TL3:

O programa do GP da Emilia Romagna, a 16.ª prova doMundial de MotoGP, prossegue neste sábado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente