GP da Holanda: Viñales vence corrida intensa e Oliveira é 13.º

Miguel Oliveira voltou a pontuar
Texto
Maverick Viñales (Reuters)
Maverick Viñales (Reuters)

Maverick Viñales alcançou este domingo a vitória no GP da Holanda, numa das melhores corridas da temporada e onde os pilotos da Yamaha e da Honda travaram uma luta intensa até às últimas voltas.

Viñales garantiu assim a primeira vitória da temporada e voltou a subir ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez desde Phillip Island, em 2018. O terceiro lugar acabou nas mãos de Fabio Quartararo (SRT Yamaha), que largou da pole position e chegou ao segundo pódio consecutivo.

Na largada a surpresa surgiu do lado dos pilotos da Suzuki que saltaram para a frente da corrida com Álex Rins a assumir a liderança e levando na sua roda o seu companheiro de equipa Joan Mir.

Já Vinãles e Quartararo lutavam pelo terceiro posto, com vantagem para o piloto da equipa satélite da Yamaha, enquanto Marc Márquez, que saiu da segunda linha da grelha, pela primeira vez na temporada, caiu para quinto e estava colado aos da frente. Por seu lado Rossi que largou do 14.º lugar, subia uma posição, o mesmo acontecendo com Miguel Oliveira (Tech3 KTM) que largou do 20.º lugar e rapidamente passou a ocupar o 19.º lugar .

A liderança de Álex Rins não durou muito tempo já que a passagem da terceira das 26 voltas da corrida, Rins sofreu uma queda na curva 9 e abandonava. Mir ficava no comando, mas acabou por cometer um erro e cair para a quarta posição.

Aproveitando os erros dos pilotos da Suzuki, Fabio Quartararo assumia o comando com Márquez e Viñales na sua roda.

No meio do pelotão, Valetino Rossi sofria uma saída de pista na curva oito e levava consigo Takaaki Nakagami (LCR Honda) com o piloto japonês a ter de passar pelo centro médico do circuito.

Daqui para a frente a luta pela vitória era imprópria para cardíacos, com Márquez a passar Quartararo a 16 voltas do final, assumindo a liderança, mas o rookie da SRT Yamaha depressa respondeu ao líder do campeonato e voltava à primeira posição.

Já Viñales que nesta altura da corrida perdia ligeiramente o contacto com os dois da frente, não baixava os braços e três voltas depois ultrapassava Márquez para assumir a segunda posição e pouco depois Quartararo cometia um erro e de uma assentada caiu para terceiro.

Na volta seguinte foi a vez de Viñales alargar a trajetória na curva 1 e Márquez aproveitou para chegar ao comando da corrida.

O espanhol da Honda parecia que tinha mais uma vitória controlada mas a nove voltas do final, Maverick Viñales ultrapassou o pentacampeão e reassumiu a liderança da corrida para não mais a largar até final e garantir assim uma vitória importante para a Yamaha, relegando Márquez para a segunda posição e Quartararo para o lugar mais baixo do pódio

Já Miguel Oliveira, depois da penalização na Qualificação que o empurrou para a 20.ª posição da grelha, realizou uma corrida de trás para a frente e acabou na 13.ª posição, tendo sido o segundo melhor piloto da KTM atrás de Pol Espargaró que terminou em 11.º.

Com estes resultados Marc Márquez consolida a liderança do mundial com 160 pontos, mais 44 pontos que Dovizioso que é segundo enquanto Petrucci ocupa o terceiro lugar a 52 pontos da liderança.

Já Maverick Viñales com esta vitória subiu ao sétimo posto com 65 pontos.

Por seu lado Miguel Oliveira com os três pontos alcançados no GP da Holanda é agora 18.º da classificação geral com 15 pontos e está a um ponto do francês Johann Zarco (KTM) que é  17.º e desistiu na corrida deste domingo com problemas mecânicos.

A próxima do mundial de MotoGP é o GP da Alemanha que terá lugar dentro de uma semana em Sachsenring.

Classificação final do GP da Holanda:

Veja o filme da corrida aqui.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano