GP da Malásia: super Viñales vence Márquez em Sepang

Piloto espanhol da Yamaha alcançou a segunda vitória da temporada
Texto
Maverick Viñales (Lusa)
Maverick Viñales (Lusa)

Maverick Viñales (Yamaha) alcançou este domingo a vitória no GP da Malásia, numa corrida que dominou de inicio a fim não permitindo a Marc Márquez (Honda) fazer o pleno da ronda asiática.

O piloto espanhol da Yamaha que largou da segunda posição da grelha, foi surpreendido pelo arranque de Jack Miller (Pramac) e Andrea Dovizioso (Ducati) que se colocaram na frente da corrida após a partida.

No entanto no final da primeira volta já Viñales revelava que tinha um andamento superior aos seus adversários, assumindo o comando da corrida para não mais o largar.

A luta intensa pela liderança da corrida foi aproveitada de imediato por Márquez e Valentino Rossi (Yamaha) para ganharem posições no meio do pelotão.

O espanhol da Honda largou da 11.ª da grelha, mas não demorou muito para chegar ao topo da corrida. Em apenas duas voltas, Márquez alcançou a segunda posição, ultrapassando primeiro Dovizioso e depois Miller que acabou por ser igualmente ultrapassado por Dovizioso.

Miller perdia então rendimento e começava a atrasar-se na luta pelos lugares da frente, permitindo que para além de Dovizioso, também Rossi entrasse na luta pelo lugar mais baixo do pódio.

Na frente, Marc Márquez não conseguia encurtar a distância que o separava de Viñales, com o espanhol da Yamaha a conseguir mesmo dilatar a vantagem para o seu compatriota da Honda que estava isolado na segunda posição.

Até final da corrida a luta pela terceira posição acabou por revelar-se o ponto de maior incerteza, com Dovizioso a ter que defender a posição dos constantes ataques de Valentino Rossi, o que permitiu a aproximação de Alex Rins.

O espanhol da Suzuki acabou por se colar à roda de Rossi, mas não foi capaz de concretizar o assalto às duas posições na sua frente.

Vida difícil acabou por ter Fabio Quartararo (SRT Yamaha), que não largou bem da ‘pole’ e acabou por cair para o oitavo lugar. O piloto francês acabou a corrida a lutar com o seu companheiro de equipa, Franco Morbidelli, pela sexta posição, acabando por terminar em sétimo.

Nota ainda para Johann Zarco (LCR Honda) que realizou uma boa corrida, mas sofreu uma queda a três voltas do final, após um toque de Joan Mir (Suzuki), que impediu o piloto francês de terminar a prova.

Na frente da Corrida, Maverick Viñales acabou por conquistar a segunda vitória da temporada, a sétima da carreira no MotoGP, relegando Marc Márquez para a segunda posição a 3.059s, enquanto Andrea Dovizioso foi terceiro, a 5,611 segundos, batendo o italiano Valentino Rossi por 354 milésimos de segundo.

Com estes resultados a Ducati assumiu o comando da classificação de equipas, agora com mais dois pontos que a Honda, deixando em aberto as contas do único título por conquistar para a última ronda do campeonato em Valência, dentro de 15 dias.

Filme da Corrida

Classificação do GP da Malásia

Classificação do Mundial de Pilotos:

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente