Miguel Oliveira dá cartas à tarde e fecha o dia em Assen dentro da Q2

Piloto português preparou de manhã e atacou à tarde no momento certo
Texto
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)

Miguel Oliveira deu cartas na segunda sessão de treinos livres para o GP de Assen de MotoGP fechando o primeiro dia da nona prova com o terceiro tempo combinado que coloca o piloto português da KTM com um pé na Q2 da qualificação deste sábado.

A chuva poderá determinar muito do que se passará ainda na definição da grelha, como acabou por determinar estes TL2.

Na manhã desta sexta-feira, o Falcão preocupou-se em preparar as condições de pneus e afinações para atacar a sessão da tarde. E assim aconteceu.

Com as nuvens a pairar sobre Assen ao longo do dia, Oliveira saiu cedo para a segunda sessão e cedo também tratou de cravar um tempo seguro antes que as ameaças de chuva se concretizassem.

O piloto português arrancou para o melhor tempo até então dos TL2 com uma volta em 1m33.400s, que lhe garantiu o terceiro tempo combinado. Entre os pilotos que melhoraram esteve também Maverick Viñales (1m33.241s) com o espanhol da Yamaha a ficar como o mais rápido em ambas as sessões.

O melhor tempo do dia manteve-se, porém, o que foi feito por Viñales de manhã, assim como Pol Espargaró assegurou o segundo tempo combinado com os TL1. A tarde foi madrasta para os pilotos da Honda, pois ambos caíram, com Marc Márquez a saltar da moto para fazer um impressionante voo antes de aterrar de joelhos no chão.

Márquez recolheu à box pelo próprio pé e também ele já tinha melhorado seu tempo. A principal incidência que seguiu foi mesmo a chuva que obrigou a pararem todos. As motos voltaram a sair com pneus de chuva e Miguel Oliveira voltou a mostrar grande andamento nestas condições.

E se a chuva se mantiver em Assen neste sábado, o Falcão não só já mostrou que também consegue andar rápido como é garantido que não haverá melhorias de tempos nos TL3. O resto fivcará guardado para a qualificação.

Tempos combinados dos treinos do GP de Assen após os TL2:

Pode ver aqui o programa do GP de Asssen de MotoGP.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente