Miguel Oliveira: "Marc Márquez é um claro candidato ao título"

Piloto português confia na KTM para alcançar resultado justo e ambicionado na nova temporada de MotoGP
Texto
Miguel Oliveira (KTM)
Miguel Oliveira (KTM)

O Mundial de MotoGP arranca já no fim de semana com a realização do GP do Qatar, primeira prova da temporada, e Miguel Oliveira acredita que a nova temporada será ainda mais competitiva que a de 2020 onde alcançou duas vitórias.

“Vivemos numa época de motas oficiais, todas na grelha são, à exceção de duas Ducati que eram as oficiais de 2020. Vemos campeões e vice-campeões do Mundo em Moto2 a ascenderem à categoria, outros com nível de performance melhorado. Esse é o nível da competição e não era esperado chegar a uma nova época e termos os adversários piores do que no ano passado”, sublinhou o piloto português em entrevista à agência «Lusa».

Para a temporada que está prestes a começar, Oliveira não tem dúvidas em apontar o hexacampeão, Marc Márquez, como candidato ao título apesar do espanhol não alinhar nas duas primeiras corridas da temporada por estar ainda a  recuperar da fratura do úmero do braço direito, que o afastou de grande parte das corridas de 2020.

“O Marc Márquez é um claro candidato ao título este ano e mesmo a falta de pontuação, numa ou duas corridas, não o vão impedir de obter bons resultados este ano”, reconheceu o piloto português.

Oliveira está confiante para a nova temporada e assegura que a KTM melhorou “em tudo”, assumindo a prontidão para alcançar os resultados ambicionados na sua terceira temporada na classe rainha do motociclismo.

“Tecnicamente, acredito que sou um piloto muito completo. Também acredito que a nossa mota é muito completa, poderá haver algum circuito ou alguma característica que não se adapte tão bem à nossa máquina, como é o caso da pista do Qatar, mas acredito que somos muito completos e, obviamente, tentaremos capitalizar as oportunidades. A preparação está feita, acreditamos no trabalho, a equipa é muito competente, e acredito que, juntos, vamos alcançar o resultado que merecemos e que ambicionamos”, acrescentou Miguel Oliveira.

O piloto português, de 26 anos, está confiante na evolução da RC16, depois de uma temporada em que marca austríaca revelou a competitividade da sua moto.

“Evoluímos em tudo, um bocadinho em tudo. Tentámos focar-nos em todos as áreas da mota, porque já tínhamos um pacote muito competitivo em 2020, e a única coisa que tentámos fazer foi levar motor, chassis, braço oscilante e aerodinâmica um pouco mais acima, para ganharmos performance e, noutros casos, para aumentarmos a nossa baliza de trabalho em termos de ‘setup’ em circuitos em que não tenhamos corrido e termos mais margem de manobra para a afinar”, concluiu o piloto português.

A nova temporada de MotoGP arranca este fim de semana, no circuito de Losail, no Qatar, e conta com 19 provas confirmadas, incluindo o GP de Portugal, que volta a realizar-se em Portimão, e que está agendado para 18 de abril.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro