Miguel Oliveira tremendo ganha a primeira corrida da época na Catalunha

Piloto português fez uma corrida exemplar que liderou em praticamente todas as voltas
Texto

Miguel Oliveira venceu neste domingo o GP da Catalunha obtendo a sua primeira vitória do ano no Mundial de MotoGP.

O piloto português aproveitou em pleno a competitividade que a KTM vai exibindo e partiu para uma vitória que teve tanto de tremenda como de dominadora no Circuito de Barcelona-Catalunha.

O Falcão esteve no comando a corrida em quase todas as voltas e o sei triunfo começou a desenhar-se desde cedo. Fabio Quartararo (Yamaha) partiu da pole position, mas foi desde logo passado por Jack Miller (Ducati), que assumiu o comando, e também pelo português, que saiu com um grande arranque do quarto lugar da grelha para a segunda posição à primeira curva.

À passagem da segunda das 24 voltas desta corrida, o Oliveira aproveitou um erro de Miller para assumir o primeiro lugar e descolar um pouco em relação aos perseguidores. Quartararo recuperou o ritmo e aproximou-se da frente a meio da prova. A 13 voltas do fim, o francês conseguiu passar Oliveira para passar-se a assistir a uma luta a dois pelo comando.

Duas voltas depois, com 11 para fazer, Oliveira voltou a assumir o comando, pois, a KTM não só se mostrava mais forte do que a Yamaha, como, com Quartararo na frente da corrida, o ritmo diminuía e os perseguidores da dupla iam-se aproximando...

Miguel Oliveira voltou ao primeiro lugar, acelerou o andamento e passou a levar só atrás dele Quartararo, que foi parecendo ter andamento para seguir atrás, mas não para passar o português – o Falcão seguia para o final da corrida com pneu duro na frente, enquanto o francês com médio...

A 4 voltas do final, a estratégia de Oliveira mostrou-se a melhor descolando de Quartararo. Essa não foi porém garantia última da primeira vitória de Oliveira com público nas bancadas. Johann Zarco (Pramac Ducati) passou Quartararo – com os dois a tocarem as motos – e passou para o segundo lugar.

Zarco seguiu para o desafio ao primeiro lugar, Quartararo desceu para quarto – também ultrapassado por Miller – e fazendo o resto da corrida com o fato aberto… Esta irregulariade valer-lhe-ia mais tarde uma penalização de 3 segundos..

O francês da Pramac conseguiu ficar a 3 décimos de Oliveira, mas foi também o máximo que conseguiu, pois, a tremenda constância de tempos por volta que Oliveira manteve como um relógio não deixaram fugir esta primeira vitória do ano e a subida, com 54 pontos, ao sétimo lugar do Mundial liderado por Quartararo.

A Classificação do GP da Catalunha:

A Classificação do Mundial de MotoGP:

A penalização a Quartararo fez o francês descer para o sexto lugar na corrida e para os 115 pontos no campeonato tendo uma vantagem de 14 pontos sobre Zarco.

O Mundial de MotoGP segue para Sachsenring com o GP da Alemanha a 20 deste mês.

[artigo atualizado após a penalização a Quartararo]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal