MotoGP: Miguel Oliveira é nono na vitória de Bagnaia em Itália

Piloto português da KTM recuperou do 15.º lugar para dentro do top 10
Texto
Miguel Oliveira (KTM)
Miguel Oliveira (KTM)

Miguel Oliveira (KTM) foi o nono classificado no GP de Itália deste domingo. O vencedor da oitava corrida do Mundial de MotoGP foi Francesco Bagnaia (Ducati).

Fabio Quartararo (Yamaha) foi o segundo classificado no Autódromo de Mugello e Aleix Espargaró (Aprilia) foi o terceiro.

O Falcão português tem procurado a consistência que lhe tem faltado na temporada e deu neste domingo uma excelente demonstração da sua consistência partindo do 15.º lugar da grelha para chegar dentro do top 10.

Oliveira ganhou posições na primeira parte da corrida e, na segunda, aproveitou quedas à sua frente para obter o que tem de considerar-se um bom resultado face ao cenário que enfrenta – numa equipa que está pouco competitiva e com dúvidas quanto à colocação dos seus pilotos.

Ao final da primeira volta das 23 para cumprir em Mugello, o Falcão já era 11.º; cinco voltas depois, entrou no top 10. A 14 voltas do final, o português estabilizou no nono lugar onde viria a terminar beneficiando de algumas quedas à sua frente e de ultrapassagens que incluíram Fabio Di Giannatonio (Gresini Ducati).

O piloto que partiu da pole position começou a ser ‘engolido’ logo no arranque, com Luca Marini (VR46), primeiro, e Marco Bezzecchi (VR46), depois, a assumirem o comando à primeira volta.

O ataque de Bagnaia à liderança consumou-se a 15 voltas do final, com um início com muitas trocas de posições a dar lugar à preparação do italiano para o segundo triunfo da temporada. Atrás de si, as lutas mantiveram-se para a definição final do pódio e os principais colocados na tabela do campeonato a tratarem de não perder muitos pontos entre eles.

Na classificação do Mundial de MotoGP, Quartararo ganhou alguns pontos a Aleix Espargaró, mas Bagnaia assumiu o terceiro lugar passando Enea Bastianini (Gresini Ducati). Miguel Oliveira manteve o 11.º lugar da tabela.

O Mundial de MotoGP continua em pista já no próximo fim de semana com o GP da Catalunha marcado para 3 a 5 de junho.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano