Loeb ganha a grande batalha de Monte Carlo em dia de dramas para Ogier

Rivais franceses dominaram as atenções da primeira prova do Mundial de Ralis
Texto
Sébastien Loeb (Lusa)
Sébastien Loeb (Lusa)

Sébastien Loeb (M-Sport Ford) venceu neste domingo o Rali de Monte Carlo que abriu o Mundial de Ralis deste ano depois de um duelo tremendo com Sébastien Ogier (Toyota) que acabou o último dia a passar por vários dramas.

O duelo foi da partida até à chegada. Os dois pilotos mais veteranos da nova era híbrida Rally1, os dois grandes campeões dos ralis deste século, foram eles que dominaram as atenções e a classificação geral desde quinta-feira. Não houve outro piloto que não um deles que tenha liderado a prova – e poucos foram os que conseguiram ganhar uma especial para além dos dois franceses.

Com uma presença em part-time anunciada para ambos no WRC para 2022, os dois grandes rivais não facilitaram aos outros nem entre eles. Ogier veio de sábado no comando com a maior vantagem conseguida até então, mas teve um domingo, sobretudo, de azar.

Na penúltima especial, em que mantinha uma vantagem que garantiria uma vitória após a Power Stage, o Yaris do francês teve um furo e a perda de mais de meio minuto deixou-o a 9.5s de Loeb, que tratou de não desperdiçar a oportunidade para voltar ao comando.

Seria essa diferença suficiente para ganhar a prova aos 47 anos (faz 48 em fevereiro) e ser o mais velho a ganhar um rali do WRC? Foi, Loeb igualou Ogier com oito triunfos nesta prova, mas não sem haver ainda mais drama e incerteza neste Rali de Monte Carlo tão emocionante até ao último segundo.

Ogier fez uma falsa partida para a Power Stage que ganhoue acabou por ver adicionados ao seu tempo final 10 segundos de penalização. Mas, no último troço, Loeb perdeu 9 segundos para o rival. E, no final das contas, ainda antes de se adicionar a penalização, o Rali de Mote Carlo teria acabado com 0.5s de diferença entre eles...

Classificação final do Rali de Monte Carlo:

1 Sébastien Loeb (Ford Puma), 3h00m38.8s

2 Sébastien Ogier (Toyota Yaris), +10.5s

3 Craig Breen (Ford Puma), +1m39.8s

4 Kalle Rovanpera (Toyota Yaris), +2m16.2s

5 Gus Greensmith (Ford Puma), +6m33.4s

6 Thierry Neuville (Hyundai i20N), +7m426.s

(...)

Classificação de Pilotos no Mundial de Ralis:

1 Sébastien Loeb (Ford Puma), 27 pontos

2 Sebastien Ogier (Toyota Yaris), 19

3 Kalle Rovanpera (Toyota Yaris), 17

4 Craig Breen (Ford Puma), 15

5 Thierry Neuville (Hyundai i20N), 11

6 Gus Greensmith (Ford Puma), 10

(…)

Com o duelo entre Loeb e Ogier a ser também replicado pelas marcas com os novos carros híbridos do WRC, os Ford Puma da M-Sport e os Toyota dominaram o top 5 tendo os Hyundai i20N sentido muitas dificuldades para contrariar a dureza de Monte Carlo e não conseguindo mais do que um distante sexto lugar de Thierry Neuville.

Classificação de Construtores no Mundial de Ralis:

1 M-Sport ford, 42 pontos

2 Toyota 39

3 Hyundai 13

O Mundial de Ralis terá a segunda prova do calendário na neve e gelo da Escandinávia a 24 do próximo mês com o Rali da Finlândia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos