Dakar: Sainz dá a primeira vitória elétrica à Audi

Al-Attiyah ficou reforçado na liderança, mas também com uma espada sobre a cabeça
Texto
Dakar (Lusa)
Dakar (Lusa)

Carlos Sainz venceu nesta terça-feira a etapa 3 do Dakar 2022 dando à Audi a primeira vitória na prova com o elétrico RS Q e-tron.

O piloto espanhol venceu a tirada em Al Qaysuma com o tempo de 2h26m51s batendo Henk Lategan por apenas 38 segundos e o seu companheiro de equipa, Stéphane Peterhansel por 1m41s.

Sainz conseguiu com a sua 40.ª vitória em etapas no Dakar ganhar 5 minutos a Nasser Al-Attiyah (oitavo na tirada), mas o tempo perdido pelo espanhol nos primeiros dias não lhe permite sonhar de todo em aproximar-se da frente em condições normais.

O qatari da Toyota acabou mesmo por reforçar a liderança em relação ao mais próximo perseguidor, pois Sébastien Loeb teve vários problemas nesta etapa e acabou a perder mais de meia hora para Sainz.

O problema para Al-Attiyah foi ter feito a etapa 2 com a caixa negra do veículo desligada. Essa infração dos regulamentos não só lhe valeu uma multa de 5 mil euros, mas advertência de que será desclassificado se repetir o procedimento infrator.

O piloto português Miguel Barbosa (Toyota Hilux) tem estado adoentado e nesta etapa, foi com o seu navegador, Pedro Velosa, 47.º ficando a 43m41s de Sainz.

Classificação dos carros:

1 Nasser Al-Attiyah (Toyota Hilux), 9h31m22s

2 Sébastien Loeb (BRX Hunter), +37m40s

3 Lucio Alvarez (Toyota Hilux), +42m06s

(...)

13 Paulo Fiúza (Vaidotas Zala – Mini JCW), 1h32m12s

(...)

15 Filipe Palmeiro (Benediktas Vanagas – Toyota Hilux), 1h37m35s

(...)

44 Miguel Barbosa (Toyota Hilux), +4h30m40s

(...)

Nos protótipos ligeiros, Mário Franco e Rui Franco (Yamaha) foram 11.º na etapa e subiram á sétima posição na geral. Nos SSV, Rui Oliveira e Fausto Mota (Can-Am) ficaram no 29.º lugar e Luís Portela Morais e David Megre (Can-Am) terminaram no 39.º - com respetivos 14.º e 21.º lugares da geral. Nos camiões, José Martins foi 27.º e é o 39.º da geral.

O Dakar prossegue nesta quarta-feira com a 5.ª etapa ligando Al Qaysuma a Riade num total de 707 km com 465 cronometrados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal