Atletas portugueses manifestam pesar pela morte de Paulo Gonçalves

Piloto português faleceu neste domingo
Texto
Paulo Gonçalves (Hero Motosports)
Paulo Gonçalves (Hero Motosports)

A morte de Paulo Gonçalves neste domingo, na sequência de uma queda no Dakar foi sentida pelos desportistas portugueses com várias manifestações de pesar em homenagem ao piloto português.

Como escreve a agência Lusa, a Federação de Andebol de Portugal foi das primeiras a reagir à notícia, num momento em que disputa o Europeu na Noruega, com um ‘tweet’ pesaroso, ilustrado com uma cara de tristeza e a bandeira de Portugal e a mensagem de “pêsames”.

Da canoagem, os atletas olímpicos Fernando Pimenta, Emanuel Silva e Joana Vasconcelos demonstraram consternação com a morte do piloto.

“Portugal e o desporto nacional estão de Luto. Perdemos um dos nossos, um dos melhores”, escreveu o campeão mundial Fernando Pimenta, lembrando que o piloto era “um campeão na motoa e fora dela”.

Emanuel Silva falou igualmente em luto e disse que o piloto de Esposende será sempre uma “referência”, enquanto Joana Vasconcelos pediu força para a família de um campeão, num momento de “luto do desporto português”.

O ciclista Rui Costa, campeão mundial de estrada em 2013, deixou uma mensagem com um coração partido: “Por favor digam-me que é mentira”.

O campeão do mundo de futebol de praia Madjer sublinhou que “o desporto português e mundial ficou mais pobre” e o guarda-redes internacional Beto lembrou que Paulo Gonçalves foi um embaixador do desporto: “Elevaste o nome de Portugal bem alto além-fronteiras. Perdemos um enorme homem e um embaixador do desporto motorizado. Descansa em paz Paulo Gonçalves.”

A judoca Telma Monteiro, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, recorreu ao Instagram para lamentar a morte do piloto, com uma foto de Paulo Gonçalves a 'atravessar' de moto umas dunas e a mensagem "Descansa em paz".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal