Faleceu Joaquim Moutinho

Antigo piloto português venceu o Rali de Portugal em 1986 a contar para o Mundial de Ralis
Texto
Joaquim Moutinho
Joaquim Moutinho

O antigo piloto e campeão nacional de Ralis Joaquim Moutinho faleceu nesta sexta-feira aos 67 anos vítima de doença prolongada.

“Até sempre e obrigado Joaquim Moutinho!” refere a Renault com “profunda consternação” pela “notícia do falecimento de Joaquim Moutinho“ comunicada aos órgãos de comunicação social com apresentação “à Família” de uma das “maiores referências” do desporto automóvel nacional “as mais sentidas condolências”.

“Um piloto, mas também um homem extraordinário. O primeiro piloto a defender as cores oficiais da Renault e também o primeiro a conquistar as primeiras vitórias e títulos: 1985 e 1986, ambos com Edgar Fortes como navegador, e ao volante do saudoso Renault 5 Turbo, o “amarelinho” da Renault que tantas emoções e espetáculo proporcionou.”

A carreira iniciada na década de 1970 começou a ter o brilho dos títulos em 1981 com o campeonato de velocidade, mas foi em 1985 e 1986 com o Renault 5 Turbo que chegou ao topo não só com os dois títulos nacionais de velocidade, mas tornando-se o único português ate hoje a vencer uma prova do campeonato do mundo: o Rali de Portugal de 1986 – cujo acidente na Lagoa Azul com três vítimas mortais ditou o abandono de todos os pilotos que integravam o mundial desse ano.

Para Joaquim Moutinho, essa vitória foi mais uma "chegada em primeiro lugar" do que propriamente um triunfo. E foi ainda nesse ano de 1986 que o piloto portuense terminou a carreira.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável
Estes painéis solares de cor terracota são discretos e quase desaparecem no telhado
Primavera sem andorinhas? Número destas aves está em declínio