Faleceu o antigo campeão mundial de Ralis Hannu Mikkola

Finlandês fez história ao volante do Audi Quattro
Texto
Hannu Mikkola (imagem WRC)
Hannu Mikkola (imagem WRC)

Hannu Mikkola faleceu aos 78 anos.

O campeão mundial de Ralis em 1983 morreu vítima de cancro, segundo a informação veiculada pela agência Lusa

Mikkola foi o primeiro campeão com um carro com tração às quatro rodas vencendo o título com o Audi Quattro e terminou a carreira com 18 triunfos em ralis, sete dos quais no rali da Finlândia.

O finlandês nascido a 24 de maio de 1942 começou a carreira na Volvo e conseguiu a primeira vitória em 1966, no rali de Pohjala.

No Mundial, Mikkola teve a sua primeira grande temporada em 1979 ajudando a Ford a ganhar o título de Construtores e perdendo o de Pilotos, por apenas um ponto, para o sueco Bjorn Waldegaard.

A mudança para a Audi acabou por ser decisiva para Mikkola ganhando dois ralis em 1981 e em 1982 antes de sagrar-se campeão mundial em 1983, ano em que venceu quatro provas.

A última vitória de Mikkola aconteceu no Quénia em 1987 e o último Mundial em que participou foi o de 1991 fazendo algumas provas como convidado.

"Hannu Mikkola ganhou o Mundial no meu ano de nascimento e, mesmo nunca o tendo conhecido, estou triste pelo seu desaparecimento", escreveu o campeão do mundo, o francês Sébastien Ogier, no Twitter.

Na mesma rede social, o piloto norueguês Petter Solberg lembrou "uma lenda, um verdadeiro cavalheiro, um verdadeiro campeão e um bom pai".

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos