Rali de Portugal: Tanak termina manhã na frente

Problemas da Hyundai deixaram caminho aberto para o piloto da Toyota
Texto
Ott Tanak (Lusa)
Ott Tanak (Lusa)

O piloto estónio Ott Tanak (Toyota) é o líder do Rali de Portugal depois de disputados os três primeiros troços da sétima prova do Campeonato do Mundo, aproveitando os problemas de combustível dos Hyundai.

O piloto da Toyota chegou ao final da especial de Arganil com 6,9 segundos sobre o companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala , tendo sido o mais rápido também na passagem por Góis, o segundo troço do dia.

O ‘golpe de teatro’ aconteceu em Arganil, terceira das três especiais da manhã, quando os dois Hyundai i20, do espanhol Dani Sordo e do francês Sébastien Loeb, perderam potência, com problemas de pressão de combustível.

O primeiro a ter de parar foi Loeb, que era nono nessa altura, já a 21,9 segundos, seguindo em marcha lenta até final do troço.

Dani Sordo, que liderava à entrada de Arganil, depois de vencer na Lousã a especial de abertura da prova, também perdeu potência, subitamente, poucos metros depois de dar início ao derradeiro troço da manhã, num dia em que os pilotos não têm assistência após as especiais da manhã.

O irlandês Kris Meeke (Toyota ) fecha os lugares do pódio, com o terceiro carro da marca nipónica, a 14 segundos do comandante.

Já o  francês Sébastien Ogier (Citroën C3) tem sido prejudicado pelo facto de ser o primeiro piloto em pista e por ter de limpar o piso da gravilha mais solta. Após as primeiras três especiais, tem 23,1 segundos de atraso para Tanak.

O belga Thierry Neuville (Hyundai), que venceu a prova portuguesa em 2018, deixou o carro ir abaixo no segundo troço do dia, em Góis, e perdeu quase seis segundos e ocupa o sétimo lugar.

O Rali de Portugal prossegue esta tarde com a segunda passagem por Lousã, Góis e Arganil e a primeira etapa fica concluída com a superespecial de Lousada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente