Rali de Portugal: travões pregam susto ao líder Tanak

Toyota mantém domínio na prova portuguesa
Texto
Ott Tanak (Lusa)
Ott Tanak (Lusa)

Ott Tanak mantém a liderança do Rali de Portugal depois das três especiais de classificação da manhã deste sábado no Rali de Portugal, mas o piloto estónio da Toyota não deixou de apanhar um susto logo na primeira saída para a estrada com problemas nos travões.

O tudo do travão dianteiro esquerdo do Yaris de Tanak estava cortado e provocou a perda de pressão no sistema de travagem, como confirmou a Toyota à agência Lusa.

O estónio defendia uma vantagem de 17,3 segundos para o colega de equipa Jari-Matti Latvala trazidos de sexta-feira e cedeu logo seis segundos na especial de abertura em Vieira do Minho (SS8).

Tanak parou mesmo por alguns minutos no troço de 11 quilómetros de ligação até ao início da SS9, em Cabeceiras de Basto recebendo a ajuda do próprio Latvala, que parou para auxiliar o seu chefe de fila.

Resolvida a avaria, a Toyota manteve o domínio que demonstrou na véspera com os triunfos de Kris Meeke (SS8) e Latvala (SS9) e (SS10). Tanak lidera ao final da manhã deste segundo dia com 5.1s sobre o finlandês e 18.4s sobre Meeke.

Em quarto da classificação geral da sétima prova do WRC está agora Thierry Neuville (Hyundai i20), a 23.7s, e Sébastien Ogier (Citroën C3) é o quinto classificado, a 25.6s.

Numa jogada tática na SS8, a Hyundai fez atrasar o espanhol Dani Sordo, que deveria ter sido o primeiro a arrancar, colocando-o imediatamente à frente do belga em pista, de forma a limpar as trajetórias ideais. Sordo atrasou-se 19 minutos a entrar no troço, penalizando 3.10 minutos nessa operação.

Entre os portugueses, com todas as especiais (10) pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Ralis realizadas, Armindo Araújo é o melhor piloto luso ocupando o 19.º lugar da classificação geral sendo seguido por Bruno Magalhães (23.º) e Ricardo Teodósio (24.º).

Para a tarde deste sábado estão marcadas as segundas passagens pelos troços de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal