GP do Bahrain: Pirelli escolhe os compostos mais duros para a estreia dos novos pneus da F1

Jantes passam das 13 para as 18 polegadas e as escolhas para a pista de Sakhir mudaram em relação ao ano passado
Texto
Pneus para o GP do Bahrain (imagem Pirelli)
Pneus para o GP do Bahrain (imagem Pirelli)

A nova temporada de Fórmula 1 está prestes a começar, num ano em que as alterações são mais que muitas. Entre elas está a nova dimensão das jantes e dos pneus que equipam os monolugares, sendo que o ponto mais visível é a passagem do diâmetro das jantes, das 13 para as 18 polegadas, o que dá origem a um perfil de pneus muito mais reduzido.

O primeiro grande prémio do calendário é o do Bahrain, no traçado de Sakhir, e para esta prova a Pirelli escolheu os três compostos mais duros da sua nova gama de pneus de 18 polegadas. Para os duros foram escolhidos os C1, para os médios, os C2 e para os macios os C3. Face à escolha do ano passado, estes compostos ficam um nível acima da solução escolhida para a prova de 2021, uma vez que, segundo a Pirelli, os novos pneus de 18 polegadas são completamente diferentes dos do ano passado, não só nas dimensões como também nos compostos.

Além disso, esta escolha teve também em consideração o traçado do circuito de Sakhir e as temperaturas mais elevadas que já se fazem sentir na pista. É certo que a prova e a qualificação já são feitas com o cair da noite, mas todas as sessões de treinos acontecem durante o dia, com temperaturas mais elevadas.

A proximidade do deserto, além das temperaturas elevadas, faz com que possa haver mais areia em pista, o que influencia a aderência, mas a Pirelli também teve isso em consideração e o tipo de piso deste circuito, que conta com um grau de abrasão do asfalto bastante elevado (cinco pontos, na classificação da Pirelli), devido a uma percentagem mais elevada de granito no composto usado para o piso.

O Mundial de F1 começa neste fim de semana com o GP do Bahrain e o programa arranca já nesta sexta-feira.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos