F1: Leclerc bate Verstappen no duelo pela pole position do GP da Austrália

  • Redação Autoportal
  • 9 abr, 08:39
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)

Sai um Ferrari na frente, mas com dois Red Bull logo atrás

Charles Leclerc (Ferrari) conquistou a pole position para o GP da Austrália batendo Max Verstappen (Red Bull) na última volta da qualificação para a terceira prova do Mundial de F1.

Foi escaldante o final de tarde no Circuito de Albert Park mesmo com o Sol já a pôr-se em Melbourne (mais 9 horas do que em Portugal Continental) com tudo a decidir-se nos últimos momentos.

PUB

Leclerc e Verstappen decidiram a ‘pole’ até á última passagem e o monegasco cravou o tempo de 1m17.868s para deixar o neerlandês a 0.286s e obter a segunda ‘pole’ da temporada.

A consolação da Red Bull é a de ter Sergio Pérez logo na frente da segunda linha, pois o outro Ferrari só partirá do nono lugar depois de Carlos Sanz ter tido um erro comprometedor para o seu tempo na sua última tentativa.

Este sábado voltou a ter a Aston Martin em evidência pela negativa, pois, depois de ambos os carros de Lance Strol e Sebastian Vettel terem batido na última sessão de treinos livres (madrugada em Portugal), o canadiano não ficou sem problemas na qualificação.

PUB

Um choque com Nicolas Latifi (Williams) deixou-o sem tempo logo na Q1 provocando a primeira bandeira vermelha da qualificação.

Vettel ainda conseguiu sair para duas voltas na Q1 nesta sua estreia no Mundial de Fórmula 1 deste ano, mas já não foi suficiente para chegar à Q2.

A Q3 voltou a ter a marca das bandeiras vermelhas com um choque nas barreiras de proteção do Alpine de Fernando Alonso. O espanhol queixou-se de uma falha hidráulica que não lhe permitiu reduzir a velocidade na curva.

PUB

Depois da disputa Ferrari-Red Bull, Lando Norris deu corpo à subida de andamento da McLaren na Austrália com o quarto lugar da relha, à frente dos dois Mercedes a ocuparem a terceira linha com Lewis Hamilton mais rápido do que George Russell neste sábado – ambos ainda a cerca de 1 segundo da ‘pole’...

Alexander Albon estava penalizado em três lugares desde o rescaldo do GP da Arábia Saudita devido à colisão com Lance Stroll e passava do 16.º lugar da qualificação para o 19.º da grelha - mas acabou mesmo desclassificado neste sábado.

PUB

Também já neste sábado, foi o próprio Stroll a ser penalizado também com três lugares a 'somar' ao, então, último lugar da qualificação que terminou sem qualquer tempo.

O GP da Austrália é a terceira prova da temporada, cuja corrida, no Circuito de Albert Park, se realiza neste domingo.

[artigo atualizado]

Continuar a ler

RELACIONADOS

F1: já estava penalizado, foi desclassificado, mas corre na mesma o GP da Austrália

F1: Leclerc bate Verstappen no duelo pela pole position do GP da Austrália

F1: Vettel protagoniza episódio caricato em scooter e vai ser multado

F1: Hamilton diz que “tudo o que se muda no Mercedes nesta altura não faz diferença”

F1 está de volta à Austrália duas épocas depois: os horários do regresso a Melbourne

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS