F1: Leclerc bate Verstappen no duelo pela pole position do GP da Austrália

Sai um Ferrari na frente, mas com dois Red Bull logo atrás
Texto
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)

Charles Leclerc (Ferrari) conquistou a pole position para o GP da Austrália batendo Max Verstappen (Red Bull) na última volta da qualificação para a terceira prova do Mundial de F1.

Foi escaldante o final de tarde no Circuito de Albert Park mesmo com o Sol já a pôr-se em Melbourne (mais 9 horas do que em Portugal Continental) com tudo a decidir-se nos últimos momentos.

Leclerc e Verstappen decidiram a ‘pole’ até á última passagem e o monegasco cravou o tempo de 1m17.868s para deixar o neerlandês a 0.286s e obter a segunda ‘pole’ da temporada.

A consolação da Red Bull é a de ter Sergio Pérez logo na frente da segunda linha, pois o outro Ferrari só partirá do nono lugar depois de Carlos Sanz ter tido um erro comprometedor para o seu tempo na sua última tentativa.

Este sábado voltou a ter a Aston Martin em evidência pela negativa, pois, depois de ambos os carros de Lance Strol e Sebastian Vettel terem batido na última sessão de treinos livres (madrugada em Portugal), o canadiano não ficou sem problemas na qualificação.

Um choque com Nicolas Latifi (Williams) deixou-o sem tempo logo na Q1 provocando a primeira bandeira vermelha da qualificação.

Vettel ainda conseguiu sair para duas voltas na Q1 nesta sua estreia no Mundial de Fórmula 1 deste ano, mas já não foi suficiente para chegar à Q2.

A Q3 voltou a ter a marca das bandeiras vermelhas com um choque nas barreiras de proteção do Alpine de Fernando Alonso. O espanhol queixou-se de uma falha hidráulica que não lhe permitiu reduzir a velocidade na curva.

Depois da disputa Ferrari-Red Bull, Lando Norris deu corpo à subida de andamento da McLaren na Austrália com o quarto lugar da relha, à frente dos dois Mercedes a ocuparem a terceira linha com Lewis Hamilton mais rápido do que George Russell neste sábado – ambos ainda a cerca de 1 segundo da ‘pole’...

Alexander Albon estava penalizado em três lugares desde o rescaldo do GP da Arábia Saudita devido à colisão com Lance Stroll e passava do 16.º lugar da qualificação para o 19.º da grelha - mas acabou mesmo desclassificado neste sábado.

Também já neste sábado, foi o próprio Stroll a ser penalizado também com três lugares a 'somar' ao, então, último lugar da qualificação que terminou sem qualquer tempo.

O GP da Austrália é a terceira prova da temporada, cuja corrida, no Circuito de Albert Park, se realiza neste domingo.

[artigo atualizado]

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos