MotoGP: Miguel Oliveira cai em dia de título mundial para Fabio Quartararo

  • Redação Autoportal
  • 24 out, 13:46
Fabio Quartararo (Lusa)
Fabio Quartararo (Lusa)

Piloto francês sagrou-se campeão do mundo na categoria rainha recuperando o título para a Yamaha

Fabio Quartararo é o novo campeão do mundo de MotoGP após um atribulado GP da Emilia Romagna ganho por Marc Márquez em que Miguel Oliveira acabou travado por uma queda quando era quarto classificado.

E a cinco voltas do final, tudo se decidiu...

PUB

Francesco Bagnaia caiu para deixar o francês da Yamaha com via aberta para o título, Miguel Oliveira também caiu travando um fim de semana que tinha corrido muito bem até então; Márquez seguiu para uma segunda vitória consecutiva no campeonato, Quartararo seguiu para ser o primeiro francês campeão do mundo no MotoGP e recuperar o título de Pilotos para a Yamaha.

Se as possibilidades existiam para o título acontecer já neste domingo em Misano que marcava a última corrida de Valentino Rossi em casa, o arranque para as 27 voltas ao Circuito Marco Simoncelli parecia contrariar isso. Parecia...

Com Quartararo a precisar de somar apenas mais 2 pontos do que Bagnaia para a sagração, o francês partia de 15.º com o italiano da Ducati na pole position, que manteve após o arranque. Bagnaia saiu para a liderança da corrida e, apesar da recuperação esperada para o piloto da Yamaha, as hipóteses de título neste domingo pareciam escassas…

PUB

Miguel Oliveira saiu também muito bem e chegou a rodar no segundo lugar, mas voltou a ser passado para ficar no quinto lugar de onde tinha partido. Márquez seguiu em segundo lugar para fazer marcação cerrada ao líder quando as primeiras voltas tiveram logo as primeiras quedas: o ainda campeão Joan Mir, Danilo Petrucci e Jack Miller.

PUB

Quartararo ia recuperando posição a posição, lugar pontuável a lugar pontuável, e chegou ao quinto lugar. Mas não chegava. à sua frente, Bagnaia e Márquez estavam destacados na iminência de uma discussão a dois pela vitória. Pol Espargaró seguia isolado no terceiro lugar. Miguel Oliveira fazi o mesmo no quarto.

Até à volta 22...

‘Pecco’ Bagnaia caiu a 5 voltas do final e Quartararo ficava em posição de ganhar o título. Não no quarto lugar, mas já em terceiro, pois Miguel Oliveira também caiu nessa mesma volta. Márquez assumiu a liderança para fazer uma dobradinha para Honda juntamente com Pol Espargaró no segundo lugar.

Quartararo só não festejou o titulo de campeão com um pódio porque Enea Batianini ainda fez uma recuperação maior do que a do francês e ultrapassou-o para ganhar-lhe o terceiro lugar na corrida depois de ter saído de 16.º. Rossi terminou a última corrida em casa no 10.º lugar.

PUB

Classificação final do GP da Emilia Romagna:

Quartararo garantiu o título de campeão mundial de MotoGP cavando uma distância de 65 pontos para Bagnaia quando ficaram a faltar duas corridas para o final da época. Miguel Oliveira manteve o 10.º lugar no campeonato, mas ficou mais longe (14 pontos) de Maverick Viñales e co ÁLex Rins mais perto (a 1 ponto).

Classificação do Mundial de Pilotos:

A corrida consagração de campeão mundial para Quartararo vai acontecer no dia 7 de novembro em Portimão, com o GP do Algarve de MotoGP. Até lá, é tempo de saudar o novo campeão do mundo.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Vídeo: a queda de Miguel Oliveira nos treinos e a rábula com o comissário

Miguel Oliveira parte do quinto lugar para o GP da Emilia Romagna

Vídeo: piloto faz cabriola fantástica e segue para a box fora da moto

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS