Sébastien Ogier é hexacampeão do mundo de ralis

  • Redação Autoportal
Sébastien Ogier (Lusa)
Sébastien Ogier (Lusa)

Sébastien Ogier (Ford Fiesta) terminou o Rali da Austrália no quinto lugar e sagrou-se neste domingo hexacampeão do mundo de ralis.

A 13.ª última prova do WRC 2018 foi ganha por Jari-Matti Latvala que ajudou a Toyota a vencer o título de Construtores.

Ogier garantiu o seu sexto título consecutivo de campeão fazendo o último da prova sem erros na gravilha enlameada pela chuva, ao contrário dos seus dois adversários que ainda podiam lutar pelo campeonato.

Thierry Neuville arrancou uma roda traseira ao Hyundai i20 numa berna e parou o carro a três classificativas do fim. Ott Tänak bateu com o Toyota Yaris numa árvore na especial seguinte.

O piloto da M-Sport seguiu então para a Power Stage em ritmo de celebração do seu único título obtido apenas na última prova do campeonato.

Ogier e o seu navegador Julien Ingrassia chegaram à Austrália com apenas três pontos de vantagem na liderança do campeonato, reconquistada após seis provas em que passou pelos outros lugares do pódio.

Depois de um início de temporada promissor, com uma vitória à porta de casa, em Monte Carlo, o piloto nascido em Gap, França, sofreu na Suécia antes de duas vitórias consecutivas, no México e na Córsega.

A Argentina e, sobretudo, Portugal, onde registou o único abandono do ano, foram pedras no sapato durante a caminhada para o título. Na Sardenha, Ogier perdeu pela primeira vez a liderança, que demorou seis provas a reconquistar.

O campeão em título voltou à liderança do campeonato na Catalunha e uma prova depois consumou o sexto título de campeão.

Classificação do Rali da Austrália:

Classificação final do Mundial de Pilotos:

1. Sébastien Ogier (Ford Fiesta – M-Sport), 219 pontos

2. Thyerry Neuville (Hyundai i20), 201

3. Ott Tänak (Toyota Yaris), 181

(...)

Classificação final do Mundial de Construtores:

1. Toyota, 368 pontos

2. Hyundai, 341

3. M-Sport Ford, 324

4. Citroën, 237

VEJA TAMBÉM:

Ogier: “Nunca desistimos”

Ogier é hexacampeão: perfil do segundo mais vitorioso de sempre

Comentários

Veja mais