Rali da Grã-Bretanha: Tanak soma e segue rumo ao título mundial

  • Redação Autoportal
Ott Tanak (Lusa)
Ott Tanak (Lusa)
Piloto estónio da Toyota obteveo sexto triunfo da época

Ott Tanak (Toyota) venceu neste domingo o Rali da Grã-Bretanha, 12.ª prova do Mundial, e ficou mais perto de conquistar o seu primeiro título mundial de ralis quando faltam apenas duas provas para o final do campeonato.

Tanak fechou o sexto triunfo da época com o tempo de 3h00m58s mantendo-se a diferença reduzida entre os pilotos do pódio que tinha marcado os dias anteriores.

Thierry Neuville (Hyudai) ficou no segundo lugar a 10.9 segundos do estónio e o terceiro classificado foi Sébastien Ogier (Citroën), que ficou a 23.8s do lider.

Tanak não só somou os pontos do triunfo como lhes juntou ainda os cinco pontos da vitória na Power Stage - Ogier foi batido por meio segundo no último troço e Neuville foi apenas o quinto mais rápido.

"Foi um fim de semana longo, com muita pressão. A diferença nunca foi maior do que 10 segundos. Andei sempre no limite. Faltam duas provas e já vimos muito drama acontecer em anos anteriores", advertiu o piloto da Toyota segundo escreve a Lusa.

O estónio chegou à liderança da prova logo na sexta-feira destronando o companheiro de equipa irlandês na Toyota, Kris Meeke, e nunca mais perdeu o comando.

Neste domingo, Tanak venceu a primeira especial da manhã resguardando-se nas restantes até à Power Stage dos pontos de bonificação.

Com duas provas até final do WRC, Tanak aumentou para 28 pontos a vantagem sobre Ogier no Mundial de Ralis. Neuville está a 41 do estónio. No Mundial de equipas, a Hyundai lidera com mais oito pontos do que a Toyota.

Classificação final do Rali da Grã-Bretanha:

1. Ott Tanak (Toyota Yaris), 3h00m58s

2. Thierry Neuville (Hyundai i20), +10.9s

3. Sébastien Ogier (Citroën C3), +23.8s

4. Kris Meeke (Toyota Yaris), +35.6s

5. Elfyn Evans (Ford Fiesta), +48.6s

6. Andreas Mikkelsen (Hyundai i20), +58.2s

7. Pontus Tidemand (Ford Fiesta), +5m23.8s

8. Craig Breen (Hyundai i20), +9m25s

9. Kalle Rovanpera (Skoda Fabia), +10m51.1s

10. Petter Solberg (Volkswagen Polo) +11m36.1s

(...)

Este Rali da Grã-Bretanha marcou ainda a despedida do norueguês Petter Solberg (Volkswagen Polo), aos 44 anos, com uma vitória na categoria WRC2, na 190.ª prova em que participou no Mundial – o que faz dele o terceiro piloto com mais participações.

O antigo campeão do mundo de Ralis e de Ralicrosse apadrinhou também a estreia do filho Oliver Solberg (Volkswagen Polo) no Mundial – mas foi uma estreia aziaga para o jovem piloto, que foi obrigado a desistir com um problema mecânico.

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Ott Tanak (Toyota Yaris), 240 pontos

2. Sébastien Ogier (Citroën C3), 212

3. Thierry Neuville (Hyundai i20), 199

4. Andreas Mikkelsen (Hyundai i20), 102

5. Kris Meeke (Toyota Yaris), 98

(...)

Classificação do Mundial de Equipas:

1. Hyundai, 340 pontos

2. Toyota, 332

3. Citroën, 278

4. M-Sport Ford, 200

A próxima ronda do Campeonato do Mundo disputa-se no piso misto da Catalunha, de 25 a 27 de outubro. O WRC fechará com o Rali da Austrália, de 14 a 17 de novembro.

  • TEMAS:
  • Rali Grã-Bretanha

  • Ott Tanak

  • WRC

Veja mais