OFICIAL: Vettel deixa a Ferrari no final da época

Piloto alemão tetracampeão mundial vai deixar a Scuderia depois de seis temporadas
Texto
Sebastien Vettel (Associated Press)
Sebastien Vettel (Associated Press)

A Ferrari anunciou que Sebastian Vettel vai deixar a equipa italiana de Fórmula 1 no final da presente época de 2020. O anúncio foi feito pela Scuderia nesta terça-feira num comunicado.

“A Scuderia Ferrari Mission Winnow e Sebastian Vettel decidiram em conjunto não prolongar o presente contrato respeitante aos serviços do Sebastian como piloto da equipa para além da atual data de termo no final da época 2020 da Fórmula 1.”

O alemão de 32 anos ingressou na Ferrari na temporada de 2015 tendo como melhores resultados os vice-campeonatos de 2017 e 2018. Em 2019, Vettel foi quinto no Mundial de Pilotos.

No comunicado da Ferrari, o tetracampeão mundial de F1 (2010-13) deu as suas razões para o desfecho anunciado.

“A minha relação com a Scuderia Ferrari terminará no final de 2020. No sentido de ter o melhor resultado possível neste desporto, é vital para todas as partes trabalhar em perfeita harmonia. Eu e a equipa percebemos que já não há uma vontade comum de ficarmos juntos para lá do final desta época. Os aspetos financeiros não tiveram qualquer parte nesta decisão conjunta. Essa não é a forma que eu penso quando é altura de fazer certas escolhas e nunca será.”

Vettel acrescenta que os acontecimentos dos “últimos meses” levaram todos a “refletir” no que são as “reais prioridades da vida” e, face a uma “situação que mudou”, o alemão assume que agora é tempo de pensar: “Eu próprio vou tirar o tempo de que preciso para refletir no que realmente importa quando se tratar do meu futuro.”

O diretor da equipa, Mattia Binotto, não deu razões concretas para a separação, para além de ter chegado essa altura:

“Esta é uma decisão tomada em conjunto por nós e pelo Sebastian; e que ambas as partes sentem ser a melhor. Não foi uma decisão fácil de ter, dado o valor do Sebastian como piloto e como pessoa. Não houve uma razão específica que levou a esta decisão, para além do sentimento comum e amigável de que chegou o tempo de irmos por caminhos separados no sentido de alcançarmos os nossos respetivos objetivos.”

Nos agradecimentos que Binotto faz a Vettel, o diretor da Scuderia lembra que o alemão é o terceiro piloto da casa com mais vitórias (14) em grandes prémios tendo sido o que somou mais pontos com a Ferrari.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal