Mundial de Ralis está de volta: e você, aposta em que Seb?

Sébastien Ogier e Sébastien Loeb concentram (todas) as atenções (iniciais) do WRC
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Citroën C3 WRC
Citroën C3 WRC

O WRC está de volta nesta semana. O Mundial de Ralis de 2019 arranca na quinta-feira em Monte Carlo e a época vai começar com um denominador comum: o de ‘Seb’, diminutivo comum a Sébastien Ogier e a Sébastien Loeb.

Ogier é o hexacampeão (consecutivo) em título. Loeb é o recordista absoluto eneacampeão (consecutivo). Juntos, os dois franceses ganharam os últimos 15 mundiais; juntos, ambos têm 12 vitórias em Monte Carlo (Ogier é o recordista, com sete).

O WRC arranca com todos os olhos postos nestes dois pilotos que, em tempos, já foram companheiros de equipa na Citroën e cuja relação desportiva acabou por não funcionar da melhor maneira – numa passagem de testemunho entre recordista e futuro campeão, Ogier acabou por deixar a equipa.

Para este ano, Ogier voltou à Citroën como campeão em título (quatro vezes pela Volkswagen e as últimos duas com o Ford da M-Sport); com Loeb a sair da marca francesa (depois dos seus regressos esporádicos ao Mundial de Ralis – que no ano passado foram três, com vitória na Catalunha) e a integrar a Hyundai.

O regresso de Loeb ainda não será a tempo inteiro, pois o francês de 44 anos apenas fará seis das 14 provas do calendário. Não obstante o duelo especial que se antevê ao longo do ano, Ogier continua a reunir o maior favoritismo, apesar de o francês de 35 anos ter mudado de equipa.

A Citröen atira-se ao WRC 2019 com dois pilotos novos, pois, além de Ogier, o outro C3 será pilotado por Esapekka Lappi vindo da Toyota. Na Hyundai, Loeb reforça o contingente dos i20 onde também estão Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen. A campeã em título, a Toyota, substituiu Lappi por Kris Meeke (dispensado da Citroën a meio da última época) e reforçou-se com Ott Tänak, que se juntam a Jari-Matti Latvala. A M-Sport Ford alinhará com Elfyn Evans, Teemu Suninen e Pontus Tidemand.

Com a entrada do Chile no calendário de 2019, o Mundial de Ralis passa de 13 para 14 provas neste ano. Monte Carlo dá a partida, como é hábito, que se fará já nesta quinta-feira com duas especiais noturnas nos Alpes a testar os pilotos numa das provas mais imprevisíveis devido às condições climatéricas.

Serão quatro dias de rali a terminar no domingo depois de 325 km percorridos em 16 especiais.

Calendário do WRC 2019:

Rali de Monte Carlo (asfalto/neve) – 24 a 27 de janeiro

Rali da Suécia (neve) – 14 a 17 de fevereiro

Rali do México (terra) – 7 a 10 de março

Volta à Córsega/Rali de França (asfalto) – 28 a 31 de março

Rali da Argentina (terra) – 25 a 28 de abril

Rali do Chile (terra) – 9 a 12 de maio

Rali Portugal (terra) 30 de maio a 2 de junho

Rali da Sardenha/Itália (terra) – 13 a 16 de junho

Rali da Finlândia (terra) – 1 a 4 de agosto

Rali da Alemanha (asfalto) – 22 a 25 de agosto

Rali da Turquia (terra) – 12 a 15 de setembro

Rali do País de Gales/Grã-Bretanha (terra) – 3 a 6 de outubro

Rali da Catalunha/Espanha (terra/asfalto) – 24 a 27 de outubro

Rali da Austrália (terra) – 14 a 17 de novembro

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