Novos carros do WRC estreiam-se no Rali de Portugal com recorde de inscritos

Primeira prova do Mundial de Ralis do ano em terra comemora 50 anos do WRC
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Rali de Portugal 2021
Rali de Portugal 2021

O Rali de Portugal apresentou-se oficialmente a 2022 e a edição deste ano é assinalada por vários marcos: desde o número de inscritos, à presença de três campeões do mundo, até ao palco das comemorações dos 50 anos do WRC que vai ser montado em Portugal.

Com os novos carros híbridos Rally1 a fazerem a estreia numa prova de terra o campeonato de 2022, a organização da prova portuguesa, a quarta do campeonato, que decorrerá entre 19 e 22 de maio no norte e centro do país destaca a muita e ilustre presença dos pilotos.

“Com 100 equipas inscritas – o maior número em provas do WRC este ano -, três campeões do mundo - Sébastien Ogier (Toyota), Sébastien Loeb (Ford) e Ott Tanak (Hyundai) - e as três equipas candidatas ao título mundial – Toyota Gazzo Racing WRT, Hyundai Shell Mobis WRT e M-Sport Ford WRT – é grande a expetativa em relação ao Vodafone Rally de Portugal.”

O centro de operações e parque de assistência das equipas estarão sedeados na Exponor de Matosinhos e é na quinta-feira dia 19 que o Shakedown terá lugar em Baltar, Paredes. Ainda neste mesmo dia acontecerá a Cerimónia de Partida e também a Super Especial em Coimbra: uma classificativa com 3 quilómetros de extensão em perímetro urbano com início às 19h03.

A 20 de maio, uma sexta-feira, disputam-se quatro emblemáticas classificativas do centro do Ppaís: Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Depois, a caravana ruma a Norte, onde, ao final da tarde (19h03), tem lugar a Super Especial de Lousada – num total de 122,88 quilómetros de troços.

Sábado, 21 de maio, as equipas têm pela frente três duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante. O final do dia ficará marcado pela Super Especial do Porto, na Foz, com início previsto para as 19h03 – fechando um total de 159,14 quilómetros cronometrados.

A passagem pelas sempre espetaculares classificativas de Fafe está marcada para o último dia. No domingo, dia 22, os pilotos têm pela frente os troços de Felgueiras, Montim e Fafe, num total de 58,22 quilómetros – e, a exemplo dos últimos anos, a segunda passagem pela Especial de Fafe volta a ter o estatuto de Power Stage.

 

O Rali de Portugal contará também para o Campeonato de Portugal de Ralis (pontuável até à PE 9 – a Super Especial de Lousada) entre outras competições, mas é também na parte de exibição que a edição deste ano recebe significado especial.

A FIA e o promotor do WRC escolheram a prova portuguesa para assinalar os 50 anos do WRC e o ACP respondeu levando um verdadeiro museu-vivo de alguns dos mais emblemáticos carros da história do Mundial de Ralis: como o Fiat 131 Abarth, o Alpine-Renault A110, o Lancia Rally 037, o Lancia Delta S4, o Lancia Delta Integrale, o Opel Ascona 400 ou o Audi Quattro, por exemplo, são alguns dos exemplares que vão estar em exposição permanente na Exponor (Matosinhos), com acesso gratuito.

A completar este espetáculo, vão também marcar presença em Portugal lendas que conduziram muitos destes modelos, entre as quais, Markku Alén, Marcus Grönholm, Carlos Sainz, Miki Biasion, Walter Röhrl, Ari Vatanen, por exemplo.

O Rali de Portugal é a quarta prova do Mundial de Ralis que é liderado por Kalle Rovanpera (Toyota)

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