Rali do México: Ogier ganha e é o novo líder do Mundial

  • Redação Autoportal
Sébastier Ogier (México)
Piloto francês ganhou prova mexicana pela sexta vez

Sébastien Ogier (Toyota Yaris) venceu nesta madrugada o Rali do México, terceira prova da temporada, e assumiu o comando do Campeonato do Mundo, com 62 pontos.

O piloto francês terminou a prova com o tempo de 2h47m47.6s e com 27.8 segundos de vantagem sobre o campeão mundial, o estónio Ott Tanak (Hyundai i20). O finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta) fechou os lugares do pódio, a 37.9 segundos do vencedor.

Elfyn Evans (Toyota Yaris), um dos líderes do campeonato à partida da jornada mexicana, nunca conseguiu acompanhar o ritmo de Ogier terminando na quarta posição, a 1m13.4s do seu companheiro de equipa.

Thierry Neuville (Hyundai i20), o outro líder do Mundial com os mesmos 42 pontos de Evans antes do México, foi apenas 16.º classificado depois de neste sábado ter regressado à prova no sistema super-rali após desistir sexta-feira com um problema elétrico no seu Hyundai.

Classificação final do Rali do México:

1. Sébastien Ogier (Toyota Yaris), 2h47m47.6s

2. Ott Tanak (Hyundai i20), +27.8s

3. Teemu Suninen (Ford Fiesta), +37.9s

4. Elfyn Evans (Toyota Yaris), +1m13.4s

5. Kalle Rovanpera (Toyota Yaris), 2m20.5s

(...)

A organização mexicana decidiu terminar o rali no sábado dispensando as especiais de domingo para que os intervenientes possam regressar aos seus países o mais rápido possível face às restrições das viagens – não tendo sido atribuídos os cinco pontos extra da 'power stage' que foi um dos troços cancelados.

Ogier igualou as seis vitórias do compatriota Sébastien Loeb no México e subiu ao comando do Mundial, com 62 pontos. Elfyn Evans é segundo, com 54 pontos, com Neuville em terceiro, com os mesmos 42 que tinha à partida. Kalle Rovanpera é quarto, com 40 pontos e Tanak é quinto, com 38.

A Toyota lidera o Mundial de Construtores, com 110 pontos.

Devido ao cancelamento do Rali do Chile e do adiamento do da Argentina, a próxima prova do Campeonato do Mundo agendada é o Rali de Portugal, de 21 a 24 de maio.

  • TEMAS:
  • Sebastien ogier

  • WRC

  • Rali mexico

Veja mais