Pérez vence o GP do Azerbaijão de F1, que não podia ter sido mais louco...

Piloto mexicano consegue a primeira vitória ao serviço da Red Bull
Texto
Sergio Pérez (Lusa)
Sergio Pérez (Lusa)

Sergio Pérez venceu neste domingo o GP do Azerbaijão, a sexta prova da temporada que não podia ter sido mais atribulada entre várias lideranças e batidas e suspensão da corrida até ao retomar a duas voltas do fim, que voltou a ser cumprido numas voltas de autêntica loucura em pista...

O piloto mexicano acabou por dar a vitória à Red Bull e Sebastian Vettel voltou ao pódio dando o segundo lugar à Aston Martin. Pierre Gasly (AlphaTauri) foi o terceiro.

Os dois primeiros classificados do Mundial não pontuaram, com Max Verstappen (Red Bull) entre os desistentes e Lewis Hamilton (Mercedes) a terminar no 15.º lugar.

Muito se passou, entretanto, até à segunda vitória na carreira de Pérez.

Charles Leclerc (Ferrari) partiu da pole position com Hamilton ao seu lado e s+o conseguiu segurar o campeão do mundo duas voltas, com o inglês a assumir o comando à terceira. Atrás dele seguiram-se outros, como Verstappen, que preparava o duelo pela vitória com o adversário da Mercedes.

As paragens nas boxes correram melhor ao holandês e o triunfo em Baku com o reforço da liderança do Mundial pareciam estar no caminho de Verstappen. Mas o acidente de Lance Stroll foi uma antecipação do muito que estava aina para acontecer.

O Aston Martin do canadiano teve um problema que parece ter sido com um pneu e Stroll ficou sem qualquer controlo sobre o carro sendo apenas travado por um forte embate no muro.

Retomada a corrida depois da entrada do Safety Car, episodio idêntico acontecei a Verstappen quando parecia lançado para a vitória a 5 voltas do fim. O Red Bull #33 ficou fora de prova. E, desta vez, a corrida foi mesmo suspensa.

Ficaram duas voltas para cumprir e a nova partida fez-se com uma largada da grelha e Sergio Pérez nesta ‘pole’ com Hamilton ao seu lado. O inglês saiu melhor e parecia que iria ganhar o comando ao mexicano nesta penúltima volta, mas o fumo que saía dos travões do Mercedes antes do arranque foi sinal confirmado de que nem tudo estava bem e fala nos travões obrigou Hamilton a ir em frente na escapatória sem consumar a passagem a Pérez.

O mexicano da Red Bull seguiu para a primeira vitória com a equipa austríaca a destacar-se da Mercedes no Mundial de Construtores, pois a equipa alemão não fez qualquer ponto neste domingo.

Classificação do GP do Azerbaijão:

Classificação do Mundial de Pilotos:

1. Max Verstappen (Red Bull), 105 pontos

2. Lewis Hamilton (Mercedes), 101

3. Sergio Pérez (Red Bull), 69

4. Lando Norris (McLAren), 66

5. Charles Leclerc (Ferrari), 52

(...)

Classificação do Mundial de Construtores:

1. Red Bull, 174 pontos

2. Mercedes, 148

3. Ferrari, 94

4. McLaren, 92

(...)

O Mundial de F1 segue em Paul Ricard com o GP de França no dia 20 deste mês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal