Skoda já tem um carro elétrico para os ralis: é o RE-X1 Kreisel

  • Redação Autoportal
  • 4 jul, 11:59

Concept ja está homologado para competição na Áustria e vai estrar-se neste mês

A Skoda lançou uma versão do Fabia 100% elétrico para competir em ralis. O Skoda RE-X1 Kreisel tem por base a carroçaria do Fabia Rally2 evo numa versão elétrica com 260 kW de potência máxima (349 cv).

O projeto foi desenvolvido pela Skoda Motorsport e pela divisão austríaca da marca checa juntamente com os especialistas em tecnologias de baterias Kreisel Electric e a Baumschlager Rallye & Racing. O concept já está homologado pela federação austríaca de desportos motorizados e vai estrear-se neste mês no campeonato de ralis local.

PUB

A eletrificação do Fabia de rali levou a uma adaptação do chassi para colocar o motor elétrico da Kreisel e algumas outras modificações na suspensão e no fundo devido à colocação das baterias de iões de lítio com 52.5 kWh de capacidade e uma tensão elétrica de 860 V.

O Skoda RE-X1 Kreisel elétrico gera uma potência máxima de 260 kW e um bin+ario m+aximo de 600 Nm ultrapassando o Fabia Rallye2 Evo com o motor de 16 litros turbo em 36 kW (48 cv) e 175 Nm.

O concept elétrico com uma especificação para asfalto será carregado num posto de 200 kW chamado Chimero também desenvolvido pela Kreisel. A Baumschlager já desenvolve pelo seu lado o chassi para a gravilha. O processo de homologação pela FIA está em curso com o desenvolvimento do carro.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Opel Corsa-e Rally recebe sistema de som para ser audível na estrada

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS