F1: GP de Portugal está confirmado para maio em Portimão

Portugal volta a integrar o calendário do Mundial de F1 em 2021
Texto
Lewis Hamilton (Lusa)
Lewis Hamilton (Lusa)

O GP de Portugal vai voltar a integrar o Mundial de Fórmula 1, em 02 de maio, pela 18.ª vez, a segunda consecutiva no Algarve, anunciou hoje a organização do campeonato.

"Estamos muito entusiasmados por anunciar que a Formula 1 voltará a correr em Portimão, após o enorme sucesso da corrida no ano passado. Queremos agradecer ao promotor e ao Governo português pelo árduo trabalho e dedicação para o regresso da prova a Portugal", afirmou o presidente e diretor-executivo da Fórmula 1 Stefano Domenicali em comunicado.

Recorde-se que a Federação Internacional do Automóvel (FIA) já tinha anunciado a intenção de o GP de Portugal entrar no calendário de 2021.

A prova que será a terceira ronda da temporada, estava apenas dependente da assinatura do contrato com o promotor e a decisão ser aprovada pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel.

"Estamos confiantes e animados com a temporada de 2021, pois conseguimos demonstrar o ano passado que é possível realizar 17 corridas em segurança e promover juntos dos nossos milhões de seguidores, corridas emocionantes mesmo em momentos difíceis. Esperamos poder receber novamente este ano, espetadores em Portimão de forma segura e estamos a trabalhar com o promotor nos detalhes desse plano", concluiu Stefano Domenicali.

No mesmo comunicado, o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) revelou que aguarda uma decisão para voltar a contar com a presença de público.

"Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o promotor e o Governo português relativamente à presença de espetadores também este ano. A nossa prioridade é a segurança de todos os que nos acompanham assim como de todos os países que visitamos, tendo provado na temporada passada que é possível realizar corridas com segurança, em plena pandemia".

A Fórmula 1 regressou a Portugal em 2020, ao Autódromo Internacional do Algarve, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de covid-19.

A corrida de 2020 terminou com a vitória de Lewis Hamilton, que alcançou em Portimão o seu 92º triunfo na competição, batendo o recorde de Michael Schumacher.

O calendário de 2021 prevê um recorde de 23 provas, entre 28 de março, no Bahrain, e 12 de dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Calendário revisto do Mundial de Fórmula 1:

28 março GP do Bahrain (Sakhir)

18 abril GP de Emilia Romagna (Imola)

2 maio GP de Portugal (Portimão)

9 maio GP de Espanha (Barcelona)

23 maio GP do Mónaco (Monte Carlo)

6 junho GP do Azerbaijão (Baku)

13 junho GP do Canadá (Montreal)

27 junho GP de França (Le Castellet)

04 julho GP da Áustria (Spielberg)

18 julho GP do Reino Unido (Silverston)

1 agosto GP da Hungria (Budapeste)

29 agosto GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)

5 setembro GP dos Países Baixos (Zandvoort)

12 setembro GP de Itália (Monza)

26 setembro GP da Rússia (Sochi)

3 outubro GP de Singapura (Singapura)

10 outubro GP do Japão (Suzuka)

24 outubro GP dos Estados Unidos (Austin)

31 outubro GP do México (Cidade do México)

7 novembro GP do Brasil (São Paulo)

21 novembro GP da Austrália (Melbourne)

5 dezembro GP da Arábia Saudita (Jeddah)

12 dezembro GP de Abu Dhabi (Abu Dhabi)

Uma das incertezas, nesta altura, é a presença, ou não, de público nas bancadas do AIA. O que já está certo é a transmissão, para todo a audiência portuguesa, em particular, do GP de Portugal na «Eleven Sports», o 'broadcaster' exclusivo para o território nacional do Mundial de F1; que prepara uma grande operação de cobertura - desde vários pontos de reportagem aos exclusivos durante os vários dias de GP em Portimão - a exemplo do que aconteceu em 2020.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos