Sustentabilidade

MotoGP vai ter combustíveis sustentáveis para serem partilhados com as "pessoas reais"

Motociclismo de velocidade corre para a mobilidade sustentável a nível global
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Miguel Oliveira (imagem MotoGP)
Miguel Oliveira (imagem MotoGP)

O MotoGP já tem data para tornar as suas competições nulas em carbono quanto aos combustíveis utilizados pelas motos das várias classes correndo em direção a uma sustentabilidade que será alargada ao utilizador anónimo dos veículos de duas rodas no seu dia a dia.

Com um cenário de 60 milhões de unidades de veículos de duas rodas vendidos por ano contribuindo para um universo de 2,2 mil milhões de motos a rodar nas estradas do mundo, o MotoGP quer “fazer mais” e ter um papel “vital” na contribuição para uma “mobilidade pessoal mais amiga do ambiente” quando também o mundo quer “cortar as emissões de carbono” e “aumentar a sustentabilidade” na “luta contra as alterações climáticas”.

O MotoGP assume-se como “uma parte chave desta solução” e revelou que está a nascer um laboratório e uma plataforma para “desenvolver combustíveis não fósseis e sustentáveis” que serão “produzidos usando energias renováveis criadas em laboratório ou derivando de resíduos”.

O ano de 2024 é a primeira meta anunciada revelando que o combustível da categoria de MotoGP “utilizará não menos de 40% com origem não fóssil”. Em 2027, acontecerá a generalização e será “100%” assim com o “combustível para todas as classes” do motociclismo de velocidade.

“Todos os construtores do MotoGP trabalharão em conjunto com os seus fornecedores para criar uma seleção de combustíveis sustentáveis que possam ser utilizados num motor de combustão de produção”, explica o MotoGP frisando que “sem um proprietário individual, a tecnologia chegará às bombas de abastecimento das ruas e às pessoas reais fazendo uma transformação real com um impacto global sem precedentes”.

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