O sentimento do “primeiro a estar ao lado e último a deixar Paulo Gonçalves”

Toby Price faz o relato emocionado das lágrimas que verteu até à desidratação
Texto
Toby Price (Associated Press)
Toby Price (Associated Press)

Toby Price foi o primeiro a ver Paulo Gonçalves após o acidente que vitimou o piloto português e, como os tantos que têm manifestado o seu pesar, também ele o fez logo no domingo.

Mas o piloto australiano não só foi o primeiro a chegar ao local do acidente, como fez questão de ser o último a deixar o piloto português.

Num relato emocionado no Facebook, como escreve a Lusa, Toby Price conta como foi chegar à meta desidratado pelas lágrimas vertidas pela morte de Paulo Gonçalves.

"O Paulo partiu para a etapa cinco minutos antes de mim e o pior aconteceu. Passei um pequeno morro e vi um piloto caído. Era o Paulo. Fui acometido pelos piores receios porque sabia que era sério."

"Pedi ajuda de imediato e ajudei a colocá-lo de lado. Tentei chamar mais alguém para ajudar e foi quando chegou o Stefan Svitko e ajudou no que pôde."

Toby Price contou que "o primeiro helicóptero chegou" com o francês Luc Alphand, da organização, e "quando o helicóptero médico chegou já estavam a fazer manobras de reanimação".

"Os médicos juntaram-se a eles e fizeram o que puderam. Ajudámos a segurar os sacos de soro, chegámos os sacos do equipamento médico e afastámos outros pilotos do local. Todos fizemos o que pudemos, mas não havia nada a fazer. Ainda o ajudei a levar pois era o mais correto a fazer. Fui o primeiro a estar ao seu lado e quis ser o último a sair."

Price foi visto visivelmente abalado à chegada ao acampamento no domingo e deixou agora mais uma palavra de saudade para Paulo Gonçalves garantindo que vai "sentir a falta do sorriso no bivouac".

"Os últimos 250 quilómetros foram duros, fiquei desidratado com as lágrimas. Neste momento, nem me importo com o resultado" acrescenta o australiano dizendo que "trocava todas as vitórias para ter o companheiro de volta”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal