Toyota apresenta o novo hipercarro GR010 Hybrid para o WEC

Novo modelo da Toyota Gazoo Racing sucede ao vitorioso TS050 que conquistou três vitórias consecutivas nas 24h de Le Mans
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A Toyota Gazoo Racing revelou esta sexta-feira oficialmente o seu novo hipercarro GR010 Hybrid para a próxima temporada do Mundial de Resistência (WEC).

O modelo, muito aguardado, que combina a longa experiência da marca na eletrificação e o sucesso com as três vitórias consecutivas nas 24h de Le Mans, assume o lugar do vitorioso TS050 a partir da próxima época que inicia uma nova geração do WEC para as especificações LMP1.

O novo Toyota GR010 Hybrid possui um motor V6 biturbo de 3,5 litros proporcionando 680 cv de potência nas rodas traseiras, a que se junta o ‘boost’ do motor elétrico do sistema híbrido, instalado no eixo dianteiro que pode produzir até 272 cv de potência.

No entanto a potência total é limitada aos 680 cv, o que significa que a sofisticada eletrónica do GR010 Hybrid reduz a potência do motor, para o valor regulamentado de acordo com a quantidade de potência híbrida solicitada.

O novo GR010 é significativamente maior do que seu antecessor, sendo 250 mm mais comprido, 100 mm mais largo e 100 mm mais alto. O novo hipercarro da Toyota também é mais pesado de acordo com os regulamentos e tem um peso de  1.040 kg.

O GR010 Hybrid apresenta uma aerodinâmica de última geração, otimizada para a eficiência, desenvolvida usando um software específico e testes em túnel de vento.

Os novos regulamentos técnicos permitem apenas um único pacote de aerodinâmico da carroçaria homologado, com apenas um dispositivo aerodinâmico ajustável. Por isso o novo hipercarro da Toyota vai competir com a mesma especificação em circuitos de baixa e alta ‘downforce’, com uma asa traseira que pode ser ajustável para modificar as características aerodinâmicas do GR010 Hybrid.

A Toyota não tem dúvidas que as novas regras do mundial de resistência criaram novos desafio para as equipas e para as marcas para criarem os seus novos carros da categoria LMP1.

“ A principal diferença é a arquitetura do sistema híbrido, que obrigou a instalar um motor de arranque e travões traseiros totalmente hidráulicos pela primeira vez no nosso projeto WEC. Seguindo os regulamentos, o nosso carro terá uma especificação única de carroçaria para todos os circuitos, portanto, precisávamos fornecer uma janela de trabalho mais ampla para este carro. Estes são apenas alguns exemplos do que temos enfrentado no desenvolvimento do carro, e isso tem sido um desafio em matéria de engenharia interessante. Agora estamos todos ansiosos para continuar nosso programa de testes e finalmente ver nosso novo carro a competir”, sublinhou Pascal Vasselon, Diretor Técnico da equipa Toyota.

A equipa da Toyota continua a desenvolver o seu novo hipercarro, com testes que está a realizar no circuito de Aragão, Espanha, com Nyck de Vries, piloto reserva e de testes da equipa nipónica, a trabalhar na afinação do novo modelo.

“Temos trabalhado intensamente e continuaremos a fazê-lo nos próximos testes antes da tão esperada estreia do GR010 Hybrid em Sebring. Estamos ansiosos para podermos finalmente mostrar nosso novo carro aos fãs e fazer parte desta nova e emocionante era”, acrescentou Rob Leupen, responsável pela equipa da Toyota na apresentação do novo carro

No Campeonato do Mundo de Resistência, que arranca a 19 de março com as 100 milhas de Sebring, nos Estados Unidos, a Toyota vai alinhar com dois carros, o n.º 7 entregue aos campeões do mundo Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, enquanto Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley vão alinhar aos comandos do GR010 Hybrid com o número 8.

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