Mini John Cooper Works está de regresso às 24 Horas de Nurburgring

Dez anos depois, o regresso faz-se com um modelo feito e propósito para esta prova
Texto

Foram dez anos de intervalo, desde que um Mini John Cooper Works esteve presente nas exigentes 24 Horas de Nurburgring. Mas agora, através da equipa privada Bulldog Racing, a Mini está de regresso com um modelo muito especial, construído em Nurburg propositadamente para a prova.

O tom vermelho da carroçaria com o tejadilho em branco não engana ninguém, sendo imediatamente identificado como um Mini John Cooper Works e presta homenagem à tradição da marca em competição, com a mesma configuração de cores dos modelos usados nos anos 60. No entanto, neste novo Mini JCW, está também incluída uma gigantesca asa traseira e outros detalhes que serão absolutamente necessários na prova de 24 horas, tanto os aerodinâmicos como os mais práticos, relacionados com a iluminação, por exemplo.

Em termos de motor, foi o escolhido o bloco de quatro cilindros do Clubman e do Countryman, com 306 cavalos de potência e um binário de 450Nm, que está acoplado a uma caixa de velocidades automática Steptronic de oito relações e a um diferencial autoblocante mecânico.

Para completar a configuração do Mini para a prova, mas também para cumprir com tudo o que é exigido na categoria de SP3T, foi adicionada uma rollcage especialmente desenvolvida para este modelo e um depósito de combustível com uma capacidade de 100 litros. No capítulo da aerodinâmica, está presente a tal enorme asa traseira de que já falámos, sendo que esta é totalmente regulável, mas também está presente um novo difusor de ar traseiro e um spoiler dianteiro. Além disso, toda a zona inferior da carroçaria está agora tapada, também com o objetivo de melhorar a aerodinâmica deste Mini.

A suspensão também foi modificada usando componentes de competição com diversos ajustes e foi instalado um sistema de elevação pneumático, necessário para os momentos de paragem nas boxes para troca de pneus, por exemplo.

Para melhorar a eficácia deste Mini John Cooper Works foram também substituídos ou eliminados diversos componentes com o objetivo de reduzir o peso de todo o conjunto, o sistema de escape também foi melhorado com um catalisador de competição e o sistema de travagem foi melhorado com componentes da BMW M Performance.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente