Foram dez anos de intervalo, desde que um Mini John Cooper Works esteve presente nas exigentes 24 Horas de Nurburgring. Mas agora, através da equipa privada Bulldog Racing, a Mini está de regresso com um modelo muito especial, construído em Nurburg propositadamente para a prova.
O tom vermelho da carroçaria com o tejadilho em branco não engana ninguém, sendo imediatamente identificado como um Mini John Cooper Works e presta homenagem à tradição da marca em competição, com a mesma configuração de cores dos modelos usados nos anos 60. No entanto, neste novo Mini JCW, está também incluída uma gigantesca asa traseira e outros detalhes que serão absolutamente necessários na prova de 24 horas, tanto os aerodinâmicos como os mais práticos, relacionados com a iluminação, por exemplo.
Em termos de motor, foi o escolhido o bloco de quatro cilindros do Clubman e do Countryman, com 306 cavalos de potência e um binário de 450Nm, que está acoplado a uma caixa de velocidades automática Steptronic de oito relações e a um diferencial autoblocante mecânico.
Para completar a configuração do Mini para a prova, mas também para cumprir com tudo o que é exigido na categoria de SP3T, foi adicionada uma rollcage especialmente desenvolvida para este modelo e um depósito de combustível com uma capacidade de 100 litros. No capítulo da aerodinâmica, está presente a tal enorme asa traseira de que já falámos, sendo que esta é totalmente regulável, mas também está presente um novo difusor de ar traseiro e um spoiler dianteiro. Além disso, toda a zona inferior da carroçaria está agora tapada, também com o objetivo de melhorar a aerodinâmica deste Mini.
A suspensão também foi modificada usando componentes de competição com diversos ajustes e foi instalado um sistema de elevação pneumático, necessário para os momentos de paragem nas boxes para troca de pneus, por exemplo.
Para melhorar a eficácia deste Mini John Cooper Works foram também substituídos ou eliminados diversos componentes com o objetivo de reduzir o peso de todo o conjunto, o sistema de escape também foi melhorado com um catalisador de competição e o sistema de travagem foi melhorado com componentes da BMW M Performance.