Mini John Cooper Works está de regresso às 24 Horas de Nurburgring

  • Redação Autoportal
  • 28 abr, 14:02

Dez anos depois, o regresso faz-se com um modelo feito e propósito para esta prova

Foram dez anos de intervalo, desde que um Mini John Cooper Works esteve presente nas exigentes 24 Horas de Nurburgring. Mas agora, através da equipa privada Bulldog Racing, a Mini está de regresso com um modelo muito especial, construído em Nurburg propositadamente para a prova.

O tom vermelho da carroçaria com o tejadilho em branco não engana ninguém, sendo imediatamente identificado como um Mini John Cooper Works e presta homenagem à tradição da marca em competição, com a mesma configuração de cores dos modelos usados nos anos 60. No entanto, neste novo Mini JCW, está também incluída uma gigantesca asa traseira e outros detalhes que serão absolutamente necessários na prova de 24 horas, tanto os aerodinâmicos como os mais práticos, relacionados com a iluminação, por exemplo.

PUB

Em termos de motor, foi o escolhido o bloco de quatro cilindros do Clubman e do Countryman, com 306 cavalos de potência e um binário de 450Nm, que está acoplado a uma caixa de velocidades automática Steptronic de oito relações e a um diferencial autoblocante mecânico.

PUB

Para completar a configuração do Mini para a prova, mas também para cumprir com tudo o que é exigido na categoria de SP3T, foi adicionada uma rollcage especialmente desenvolvida para este modelo e um depósito de combustível com uma capacidade de 100 litros. No capítulo da aerodinâmica, está presente a tal enorme asa traseira de que já falámos, sendo que esta é totalmente regulável, mas também está presente um novo difusor de ar traseiro e um spoiler dianteiro. Além disso, toda a zona inferior da carroçaria está agora tapada, também com o objetivo de melhorar a aerodinâmica deste Mini.

PUB

A suspensão também foi modificada usando componentes de competição com diversos ajustes e foi instalado um sistema de elevação pneumático, necessário para os momentos de paragem nas boxes para troca de pneus, por exemplo.

Para melhorar a eficácia deste Mini John Cooper Works foram também substituídos ou eliminados diversos componentes com o objetivo de reduzir o peso de todo o conjunto, o sistema de escape também foi melhorado com um catalisador de competição e o sistema de travagem foi melhorado com componentes da BMW M Performance.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Mini Remastered da David Brown homenageia os 60 anos da Marshall Amplification

David Brown entrega a primeira versão renovada do Mini original

Vídeo: novo Honda Civic Type R já testa no Nurburgring

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS