Peugeot mostra o 9X8 Hypercar (Inclui galeria de imagens)

Marca francesa apresenta um novo conceito no regresso ao Mundial de Resistência
Texto

A Peugeot apresentou o 9X8 como o seu carro que em 2022 vai participar no Mundial de Resistência (WEC) na nova categoria Le Mans Hypercar (LMH). Já se conhecia a motorização e os pilotos; ficou agora a saber-se o nome oficial juntamente com as imagens que mostram a ausência de um aileron.

Sucessor dos 905 e 908 vencedores das 24 Horas de le Mans, em 1992 e 1993 e em 2009, respetivamente, o ‘9X8’ do hipercarro da Peugeot remete com o ‘9’ para os carros da marca na competição de Le Mans, o ‘X’ significa as tecnologias de tração integral (4WD) e de hibridização e o ‘8’ é o número comum à gama de produção da casa francesa: 208, 2008, 308, 3008, 508 e 5008.

Este carro híbrido de tração integral de forma esguia e habitáculo projetado para a frente integra os códigos específicos da marca com as três garras luminosas das óticas traseiras e dianteiras, o novo brasão com a cabeça do leão retroiluminado à frente e de lado e a cor da submarca de performance Peugeot Sport Engineered.

Peugeot anuncia os pilotos para o regresso ao WEC

As asas abertas desvendando a parte superior dos pneus, os espelhos perfeitamente integrados no fluxo de ar são resultados da colaboração entre a Peugeot Sport e os departamentos de design e engenharia da marca explorando soluções aerodinâmicas que abdicam de um spoiler traseiro.

Na secção traseira, as garras enquadram um largo difusor com a “inscrição humorística ‘We need no rear wing’ (‘Não precisamos de aileron traseiro’)” numa nova conceção das superfícies aproveitando a liberdade dos novos regulamentos, como, frisa o diretor técnico do programa WEC da Peugeot, Olivier Jansonnie.

“É emocionante, porque cabe-nos inventar, inovar e encontrar oportunidades para gerar performance fora dos esquemas tradicionais. Este tem sido, em particular, o caso da aerodinâmica. O regulamento permite-nos dispor de um único elemento aerodinâmico ajustável, sem que se tenha especificado que o mesmo deva ser a asa traseira. Os nossos cálculos e simulações demonstraram que podemos ter uma performance muito boa sem necessidade de um spoiler traseiro."

Peugeot desvenda a mecânica do hipercarro para o WEC

Com a liberdade aerodinâmica já evidenciada, a competição em Le Mans será também laboratório para Peugeot no que respeita aos seus veículos de produção relativamente à hibridização e às tecnologias de redução de consumo de combustível e redução de emissões. Sem esquecer o link acima onde está detalhado ao pormenor o grupo propulsor híbrido, fecha-se esta apresentação com o ‘BI’ do hipercarro.

Ficha Técnica do Peugeot 9X8

Categoria: LMH – Le Mans Hypercar

Comprimento: 5.000 mm

Largura: 2.080 mm

Altura: 1.180 mm

Distância entre eixos: 3.045 mm

Mecânica: Motor Peugeot Hybrid4 500KW (4 rodas motrizes)

Trem traseiro: Motor térmico V6 de 2,6 litros bi-turbo, abertura a 90°, de 500 kW (680 cv) + transmissão com caixa sequencial de 7 velocidades

Trem dianteiro: Motor/gerador elétrico de 200 kW + redutor

Bateria: Alta densidade, 900 volts, codesenvolvida pela Peugeot Sport, TotalEnergies / Saft

Combustíveis e lubrificantes: TotalEnergies

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano