Bottas vence na Turquia e Verstappen volta a liderar o Mundial de F1

Red Bull tem dois pilotos no pódio, mas a Mercedes somou mais pontos
Texto
GP da Turquia de F1 (Lusa)
GP da Turquia de F1 (Lusa)

O Mundial de Fórmula 1 continua a ‘mudar de líder’ a cada corrida que passa e Max Verstappen (Red Bull) voltou a assumir o primeiro lugar do campeonato depois do GP da Turquia deste domingo que foi ganho por Valtteri Bottas (Mercedes).

O holandês terminou em segundo lugar e ganhou 8 pontos a Lewis Hamilton (Mercedes) e a Red Bull conseguiu também o terceiro lugar de Sergio Pérez no Istanbul Park, mas a equipa alemã ainda foi ganhar mais pontos no Mundial de Construtores.

Classificação final do GP da Turquia:

Valtteri Bottas fez tudo bem, como a Mercedes esperava dele, na importância decisiva em manter-se à frente de Verstappen na prevista corrida em recuperação de Hamilton para tentar minimizar a saída do ainda na altura líder do campeonato do 11.º lugar da grelha.

O finlandês saiu da pole position, fez uma corrida exemplar sem erros e chegou em primeiro. Verstappen fez o que pôde face à consumada superior competitividade dos Mercedes ao longo do fim de semana e foi o segundo.

A Hamilton, a prova não correu como esperado. Se, na Rússia, partindo do final da grelha mudando toda a unidade motriz, Verstappen minimizou ao máximo a perda pontos para o inglês – que recuperou em Sochi o comando do campeonato –, em Istambul Hamilton não conseguiu responder na mesma moeda.

O piloto da Mercedes só mudou o motor de combustão e largou no meio do pelotão neste domingo. Mas, no final do dia, a recuperação ficou pelo quinto lugar. Hamilton chegou a ganhar o lugar a Pérez na pista molhada de Istambul, mas, na gestão dos pneus intermédios, o momento da ida à box para a troca de pneus foi mais certeiro por parte da Red Bull.

Bottas ganhou a Verstappen, mas este e Pérez (com o Ferrari de Charles Leclerc também a ajudar’) ganharam a Hamilton. E à passagem da 16.ª prova do campeonato, voltou a haver mudança no comando do Mundial. Verstappen lidera agora com mais 6 pontos do que Hamilton.

Classificação do Mundial de Pilotos:

Classificação do Mundial de construtores:

1. Mercedes, 433,5 pontos

2. Red Bull, 397,5

3. McLaren, 240

4. Ferrari, 232,5

5. Alpine 104

(...)

Entrado no último terço, o Mundial de F1 segue para o continente americano para três provas e irá depois para as últimas três no Médio Oriente. O calendário prossegue no fim de semana do dia 24 deste mês com o GP dos EUA no Circuito das Américas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano