GP de Eifel: Bottas supersónico bate Hamilton em luta tremenda pela ‘pole’

Finlandês fez uma volta perfeita ao circuito de Nurburgring
Texto
Valtteri Bottas (Lusa)
Valtteri Bottas (Lusa)

Valtteri Bottas conquistou a pole position para o GP de Eifel de Fórmula 1 numa Qualificação em que travou uma luta tremenda com Lewis Hamilton pelo primeiro lugar da grelha. E a Mercedes conseguiu mais uma dobradinha na primeira linha da grelha neste ano.

Bottas conseguiu pela terceira vez a ‘pole’ neste ano travando a série de cinco consecutivas do líder do Mundial (que tem mais três) – num total de 11 para a Mercedes na época – e trazendo mais emoção ao campeonato depois de ter vendido na Rússia.

A emoção desta Q3 esteve desde logo com a primeira saída dos pilotos para a pista em que Max Verstappen (com pneus macios no Red Bull) ficou no topo da tabela de tempos à frente de Bottas e de Hamilton (ambos com médios).

Para a segunda e última saída, a opção de todos pelos macios desfazia estratégias diferentes para a Corrida deste domingo e, sobretudo, lançava uma fase final da Qualificação cheia de emoção. E foi o que aconteceu.

Hamilton foi o primeiro a cortar a meta. Bateu os seus tempos pessoais nos setores da pista de Nurburgring, mas não chegou. Um supersónico Valtteri Bottas fez os melhores tempos absolutos em todos os setores e acabou com uma volta em 1m25.269s deixando o campeão do mundo a 2 décimos e meio de segundo.

Max Verstappen cortou a meta a seguir, mas não conseguiu uma volta especialmente boa para voltar a estar naquela luta e acabou com o terceiro lugar da grelha de partida. Ao lado do holandês na segunda linha ficará Charles Leclerc confirmando a subida de rendimento do seu Ferrari nesta ronda batendo o Red Bull de Alex Albon.

Qualificação para o GP de Eifel:

O GP de Eifel de F1 é a 11.ª prova da temporada e corre-se neste domingo em Nurburgring.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos