Toyota liberta de forma gratuita 24 mil patentes para a eletrificação

  • Redação Autoportal
Toyota RAV4 Híbrido
Toyota RAV4 Híbrido

A Toyota anunciou que “irá conceder licenças isentas de ‘royalties’ [pagamento de direitos] a perto de 24.000 das suas patentes (...) para tecnologias relacionadas com a eletrificação de veículos”.

Esta decisão da marca japonesa surge acompanhada de uma segunda medida consistindo no fornecimento de “apoio técnico baseado em honorários para outros fabricantes que pretendam desenvolver e vender veículos eletrificados com motores, baterias, unidades de controlo e outras tecnologias de sistemas de eletrificação de veículos da Toyota, como parte integrante dos seus veículos”.

Ao disponibilizar informação respeitante a “mais de 20 anos de desenvolvimento da tecnologia de veículos eletrificados com a tecnologia híbrida, a Toyota tenta “promover o uso massificado de veículos eletrificados” ajudando “governos, fabricantes automóveis e a sociedade em geral a alcançar metas relacionadas com as alterações climáticas”.

A fabricante japonesa já oferece 5.680 patentes relacionadas com veículos elétricos a célula de combustível (FCEV) desde janeiro de 2015. No total, a Toyota irá oferecer agora aproximadamente 23.740 patentes num período de concessão que durará até ao final de 2030.

A nova tecnologia disponibilizada agora traduz-se em 2.590 patentes relacionadas com motores elétricos, 2.020 patentes relacionadas com unidades de controlo de potência (PCUs), 7.550 patentes relacionadas com controladores do sistema e 1.320 patentes da transmissão híbrida, 2.200 patentes de carregadores e mais 2.380 patentes de pilha de combustível (FCEV).

VEJA TAMBÉM:

Volvo lança projeto de partilha de dados de segurança

Veja mais