Novos Rally1 dispõem de 1.200 pneus dos 4.000 que a Pirelli leva a Monte Carlo

  • Redação Autoportal
  • 21 jan, 01:23
Adrien Fourmaux (Lusa)
Adrien Fourmaux (Lusa)

Fornecedora oficial do WRC preparou novos compostos para corresponder a maior potência dos novos carros híbridos

O Mundial de Ralis entrou na era híbrida e os novos carros da categoria Rally1 que se tronaram mais potentes recebem também novos pneus projetados pela Pirelli para acompanhar esta evolução.

Destinados a três tipos de piso em concreto, a gama Pirelli WRC divide-se genericamente nos P Zero e P Zero Cinturato para o asfalto, nos Scorpion para a gravilha e nos Sottozero para a neve e o gelo.

PUB

Dentro de cada categoria haverá ainda especificações de compostos, como os mais ou menos macios nos pneus de asfalto, por exemplo, ou o composto preparado especificamente para o gelo da Suécia – no caso dos Scorpion para a gravilha, a estreia será feita no Rali de Portugal em maio.

Para o Rali de Monte Carlo que arrancou nesta quinta-feira, prova por ser conhecida por condições de aderência muito particulares – com troços em asfalto seco, gelo e neve na mesma etapa – a Pirelli levou os P Zero macios e supermacios e os Sottozero com e sem pregos.

No total das categorias em competição no primeiro rali da época, a fornecedora oficial do WRC levou 4.000 pneus para Monte Carlo e, desses, 1.200 são destinados à principal Rally1. Na classe superior dos ralis, cada piloto de Rally1 receberá 80 pneus podendo utilizar 38 durante a prova.

PUB

Em concreto, cada Toyota Yaris, Hyundai i20N e Ford Puma dos Rally1 disporá de 24 Pirelli P Zero supermacios, 20 P Zero macios, 24 Sottozero com pregos e 12 Sottozero sem pregos.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Rali de Monte Carlo: Ogier e Loeb cumprem o mote com o campeão em título na frente

Rali de Monte Carlo: Ogier ganha shakedown a Loeb por 5 décimos

Começa o Mundial de Ralis: híbridos em Monte Carlo com campeoníssimos em part-time

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS