O Mundial de Ralis entrou na era híbrida e os novos carros da categoria Rally1 que se tronaram mais potentes recebem também novos pneus projetados pela Pirelli para acompanhar esta evolução.
Destinados a três tipos de piso em concreto, a gama Pirelli WRC divide-se genericamente nos P Zero e P Zero Cinturato para o asfalto, nos Scorpion para a gravilha e nos Sottozero para a neve e o gelo.
Dentro de cada categoria haverá ainda especificações de compostos, como os mais ou menos macios nos pneus de asfalto, por exemplo, ou o composto preparado especificamente para o gelo da Suécia – no caso dos Scorpion para a gravilha, a estreia será feita no Rali de Portugal em maio.
Para o Rali de Monte Carlo que arrancou nesta quinta-feira, prova por ser conhecida por condições de aderência muito particulares – com troços em asfalto seco, gelo e neve na mesma etapa – a Pirelli levou os P Zero macios e supermacios e os Sottozero com e sem pregos.
No total das categorias em competição no primeiro rali da época, a fornecedora oficial do WRC levou 4.000 pneus para Monte Carlo e, desses, 1.200 são destinados à principal Rally1. Na classe superior dos ralis, cada piloto de Rally1 receberá 80 pneus podendo utilizar 38 durante a prova.
Em concreto, cada Toyota Yaris, Hyundai i20N e Ford Puma dos Rally1 disporá de 24 Pirelli P Zero supermacios, 20 P Zero macios, 24 Sottozero com pregos e 12 Sottozero sem pregos.