Rali da Sardenha: Dani Sordo termina primeiro dia na frente

  • Redação Autoportal
Dani Sordo (WRC)
Dani Sordo (WRC)
Ogier fica pelo caminho no final do primeiro dia

Dani Sordo (Hyundai) fechou a primeira etapa do Rali da Sardenha, oitava ronda do Mundial de Ralis (WRC), na frente da classificação e com uma vantagem de 10,1s sobre Teemu Suninen (Ford), num dia dramático marcado por muitos incidentes e que levou mesmo Sébastien Ogier (Citroën), a ficar fora da corrida pela vitória na prova,

O francês Citroën, que abriu a estrada esta sexta-feira acabou por sofrer um golpe nas suas aspirações na última especial da manhã ao partir a suspensão dianteira esquerda do seu Citroën C3, depois de bater numa pedra.

Com Ogier fora da luta pelo pódio e da corrida, Jari-Matti Latvala (Toyota), fechou a manhã no comando, mas acabou por cometer um erro na primeira especial da tarde e captou perdendo a liderança da prova e acabando por descer ao 14.º lugar da geral. Latvala acabaria mesmo por ficar pelo caminho ao sofrer uma saída de estrada na última especial do dia.

A luta pela liderança esteve muito animada e não tardou que Dani Sordo (Hyundai) assumisse o comando da prova.

O espanhol esteve em plano de destaque nas últimas especiais do dia, não cometendo erros e terminando na frente da prova, com Suninen na segunda posição e Ott Tanak (Toyota) no terceiro lugar a 11,2s de Sordo.

"Fomos consistentes ao longo de todo o dia. Ter partido tão atrás ajudou, claro, mas mesmo à tarde o ritmo foi semelhante", afirmou Dani Sordo no final da primeira etapa.

Andrea Mikkelsen (Hyundai) e Elfn Evans (Ford) fecham o top cinco do Rali da Sardenha no final do primeiro dia de prova.

Já Thierry Neuville (Hyundai), também não conheceu um dia fácil com muitos problemas nas especiais da tarde acabando mesmo por ter uma saída de estrada na penúltima especial desta sexta-feira, danificando a frente do seu Hyundai e os pneus e perdendo muito tempo para os da frente.

O piloto belga ocupa a sétima posição da geral, a 57,7s do líder da prova, atrás de Kris Meeke (Toyota) que é sexto.

O dia ficou ainda marcado pelo cancelamento da sétima especial, após um problema de saúde sentido por um espectador, que precisou de assistência médica, o que obrigou a interromper o troço para a entrada das equipas de emergência.

Sábado tem lugar o dia mais longo do Rali da Sardenha com seis especiais e um total de 142,42 km de troços cronometrados.

Classificação do Rali da Sardenha após o primeiro dia:

1. Dani Sordo (Hyundai i20), 1h36m01.5s

2. Teemu Suninen (Ford Fiesta), +10.8s

3. Ott Tanak (Toyoya Yaris), +11.2s

4. Andrea Mikkelsen (Hyundai i 20), +20.2s

5. Elfyn Evans (Ford Fiesta), +20.3s

6. Kris Meeke (Toyota Yaris), +29.5s

7. Thierry Neuville (Hyundai i20), 57.7s

8. Esapekka Lappi (Citroën C3), +1m03.5s

9. Juho Hanninen (Skoda Fabia R5), +2m38.0s

10. Kalle Rovanpera (Skoda Fabia R5), +3m01.3s

  • TEMAS:
  • WRC

  • Dani Sordo

  • Hyundai

Veja mais