Rali da Turquia: Lappi é líder e Tanak perde tempo

  • Redação Autoportal
Esapekka Lappi  (Lusa)
Esapekka Lappi (Lusa)
Ogier e Neuville estão em luta apertada pela segunda posição

Esapekka Lappi (Citroën C3), é o líder do Rali da Turquia, 11.ª prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), depois de um dia longo e marcado pelas duras condições dos pisos de terra, com muita pedra solta e lama, depois da chuva ter surgido na prova durante a tarde desta sexta-feira.

O piloto finlandês da Citroën conseguiu gerir da melhor maneira os pneus, na luta que travou com  Thierry Neuville (Hyundai i20) e Sebastien Ogier (Citroën C3).

Lappi que aproveitou da melhor maneira ter um bom lugar para sair para a estrada, conseguiu terminar o dia com uma vantagem de 17.7s sobre o seu companheiro de equipa Sébastien Ogier.

"Obviamente que foi um bom dia para nós. Tentámos manter-nos sempre dentro das trajetórias e não tivemos problemas", explicou Lappi.

Ogier, campeão do mundo de ralis, está numa luta intensa com Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC), pela segunda posição, com os dois pilotos separados por apenas 0.7s.

Já o líder do campeonato, Ott Tanak (Toyota Yaris), acabou por ser vitima do piso duro ao furar na penúltima especial do dia, marcada pela forte chuva que se fez sentir, acabando por perder muito tempo e dessa forma cair para a oitava posição da classificação geral a 1m37.4s do líder da prova.

Os últimos dois troços do dia provocaram grandes alterações na classificação, devido à chuva. Muitos pilotos tinham apostado em pneus duros para enfrentar os troços com muita pedra e temperaturas elevadas, mas que têm pior desempenho em piso enlameado.

Foi o caso do norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20), que desceu de segundo a quinto, já a 1m04.1s do líder da prova.

Já o finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta) fez um pião e terminou em quarto, a 44,4 segundos.

No sábado os pilotos tem pela frente seis especiais no total de 110.10 km.

Classificação do Rali da Turquia após a SS7:

1. Esapekka Lappi (Citroën C3), 1h59m54.7.s

2. Sébastien Ogier (Citroën C3), +10.9s

3. Thierry Neuville (Hyundai i20), +18.4s

4. Teemu Suninen (Ford Fiesta), +44.4s

5. Andreas Mikkelsen (Hyundai i20), +1m04.1s

6. Dani Sordo (Hyundai i20), +1m25.2s

7. Kris Meeke (Yoyota Yaris), +1m32.1s

8. Ott Tanak (Toyota Yaris), + 1m37.4s

9. Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), +1m42.5s

10. Pontus Tidemand (Ford Fiesta), +3m45.4s

  • TEMAS:
  • WRC

  • Esapekka Lappi

  • Citroën

Veja mais