Rali de Monte Carlo: Elfyn Evans salta para a liderança da prova

Pilotos da Toyota dominaram o segundo dia do Rali de Monte Carlo e Elfyn Evans é o novo líder da prova
Texto
Elfyn Evans (Toyota Gazoo Racing)
Elfyn Evans (Toyota Gazoo Racing)

O britânico Elfyn Evans (Toyota) é o novo líder do Rali de Monte Carlo, prova inaugural da nova temporada do Mundial de Ralis (WRC), no final do segundo dia de prova.

Evans foo mais rápido nas cinco especiais que compunham a segunda etapa do rali, num dia marcado pela muita chuva que se fez sentir e pelo domínio dos pilotos da Toyota.

Kalle Rovanpera (Toyota), começou o dia ao ataque acabando por ser o mais rápido da terceira especial da prova, assumiu a liderança, seguido por Evans e Sébastien Ogier, que aproveitaram as dificuldades de Ott Tanak (Hyundai), no piso gelado para deixarem o estónio para trás.

Na segunda especial do dia, foi a vez de Ogier jogar ao ataque e aproveitando a penalização imposta a Rovanperra, por ter chegado com um minuto de atraso a um controlo, o campeão do mundo assumiu o comando da prova, para fechar a manhã com uma vantagem de 11,3 segundos para o seu companheiro de equipa Elfyn Evans e de 24,8 segundos para Ott Tanak, que era o melhor dos pilotos da Hyundai.

As duas especiais cronometradas da tarde, começaram mal para Ogier, que sofreu um furo e um pião perdendo assim tempo para os seus, mais diretos adversários.

Aproveitando o azar de Ogier na sexta especial do rali, Elfyn Evans assumiu o comando da prova com 20,4s de vantagem para Tanak e 23.4 para sobre o campeão do mundo.

"O Ogier teve um dia fantástico, foi uma pena ter sofrido o furo. Penso que a história teria sido completamente diferente sem isso", afirmou Elfyun Evans.

Na última especial do dia, Ogier voltou a estar em destaque, ao realizar o melhor tempo e ao conseguir reduzir significativamente a diferença para o seu companheiro de equipa, para além de ter visto Ott Tanak cai para o terceiro lugar.

"Vim aqui para ganhar este rali e vou fazer todos os possíveis para o conseguir", garantiu Ogier, atual campeão do mundo, no final da segunda etapa.

Com estes resultados, Elfyn Evans é o novo líder do rali de Monte Carlo, com 7,4 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier, enquanto Ott Tanak é terceiro a 25,3 segundos do líder.

"Foi um dia exigente, com as condições a mudarem a cada hora. Ainda só é sexta-feira e ainda faltam dois dias, pelo que ainda é cedo para pensar nas posições. Temos é de nos concentrar em lidar com estas condições", lembrou Ott Tanak.

O top cinco fica completo com Kalle Rovanpera, que ocupa o quarto lugar a 53,1 segundos do seu companheiro de equipa, enquanto Thierry Neuville (Hyundai), ocupa a quinta posição a 59,1 segundos de Elfyn Evans.

Para sábado, terceiro e penúltimo dia do Rali de Monte Carlos, estão reservadas três especiais, num total de 57.10 km cronometrados, que podem deixar resolvida a luta pela vitória na primeira prova da temporada do mundial de ralis.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos