Rali de Monte Carlo: Ott Tanak começa na frente

Piloto estónio da Hyundai é o primeiro líder da prova de abertura da nova temporada do Mundial de Ralis
Texto
Ott Tanak (Hyundai Motorsport)
Ott Tanak (Hyundai Motorsport)

O estónio Ott Tanak (Hyundai) é o líder do Rali de Monte Carlo, prova inaugural da nova temporada do Mundial de Ralis (WRC), no final do primeiro dia de prova.

Tanak foi o mais rápido nas duas primeiras especiais, das 14 que compõem a 89.ª edição do rali de Monte Carlo, num primeiro dia de prova marcado pela muita chuva, mas sem gelo ou neve.

O piloto estónio da Hyundai, assumiu o comando da prova logo na primeira especial de 14,08 km, ao ser 3,0 segundos mais rápido que Kalle Rovanpera (Toyota), enquanto E Elfyn Evans (Toyota) realizou o terceiro melhor tempo a 3,5s. Já o campeão do mundo Sébastien Ogier terminou com o quarto melhor tempo a 3,6s do mais rápido.

A primeira especial do Rali de Monte Carlo, ficou marcada pela violenta saída de estrada de Teemu Suninen (Ford M-Sport), que deixou o finlandês fora de prova.

Na segunda especial, a mais longa deste primeiro dia do Rali de Monte Carlo, Tanak, voltou a ser mais rápido e realizou os 20,78 km da derradeira especial desta quinta-feira em 24m17,5s, deixando Rovanpera na segunda posição a 0,3s, enquanto Elfyn Evans foi o terceiro mais rápido a 5,0s, do piloto da Hyundai.

Com estes resultados, Ott Tanak é o líder do Rali de Monte Carlo, com Kalle Rovanpera na segunda posição a 3,3s, enquanto Elfyn Evans ocupa a terceira posição a 8,5s do topo da tabela de tempos.

Para o piloto da Hyundai o primeiro dia de prova foi mais complicado do que estava à espera. 

"Nunca tínhamos começado a prova com luz natural e com condições consistentes. Mas, a segunda especial, com mais cortes e lama, tornou-se muito exigente”, afirmou Ott Tanak.

O top cinco fica completo com Thierry Neuville (Hyundai), que ocupa o quarto lugar a 16,0 segundos do seu companheiro de equipa, enquanto Sébastien Ogier (Toyota), é o quinto classificado a 16,9 segundos, depois de ter tido problemas com os travões do Yaris.

"Vim num andamento cauteloso. Durante a noite, vamos analisar os dados e de certeza que o nosso pessoal pensará em alguma coisa", sublinhou Ogier.

Na sexta-feira os pilotos têm pela frente cinco especiais, com destaque para a passagem pela especial de Montauban-sur - l’Ouvèze – Villebois-les-Pins com a extensão de 22,24 km, a mais longa do rali.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias