Rali de Portugal teve impacto recorde na economia em 2019

Ronda portuguesa do mundial de ralis atingiu um novo recorde de impacto direto na economia nacional
Texto
Ott Tanak Rali de Portugal (ACP)
Ott Tanak Rali de Portugal (ACP)

A edição 2019 do Rali de Portugal teve um impacto recorde na economia portuguesa, gerando mais 2,9 milhões de euros do que no ano anterior.

Segundo revelou o Automóvel Club de Portugal (ACP) de acordo com o Estudo do Impacto do Rali de Portugal na Economia e Turismo, a sétima prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) gerou 141,2 milhões de euros na economia nacional.

De acordo com o mesmo documento, mais de metade do retorno verificou-se em despesa direta assegurada por adeptos e equipas nas regiões do Norte e Centro do país, onde decorreu a prova do ACP, com um impacto de 73,42 milhões de euros.

"Face ao volume e tipologia de gastos dos adeptos, com destaque para os setores da alimentação e bebidas, transportes internos e alojamento, é possível estimar que residentes e turistas com despesas afetas ao WRC Vodafone Rali de Portugal 2019 proporcionaram ao Estado uma receita fiscal bruta superior a 21,6 milhões de euros (IVA e ISP), representando 29,5% de impostos face à despesa direta total", lê-se ainda.

Segundo este estudo, efetuado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, viram o Rali cerca de um milhão de espetadores.

"Entre 15 diferentes origens identificadas no estudo, 41,1% são estrangeiros e 58,9% nacionais, gerando um importante fluxo turístico com índices de satisfação elevados a que se soma o facto de, independentemente da sua origem, expressarem intenção de regresso às regiões cobertas pelo rali nos próximos três anos: 90,9% no verão e 72,2% no inverno", revela o documento.

Já o retorno económico da prova através dos Media, de impacto indireto, estima-se que seja de 67,7 milhões de euros.

O Rali de Portugal 2019 decorreu entre 30 de maio e 02 de julho, com centro nevrálgico em Matosinhos (Porto), e foi ganho pelo estónio Ott Tanak (Toyota), que viria a sagrar-se campeão mundial pela primeira vez esta temporada.

Em 2020 o Rali de Portugal é a sexta ronda da temporada e terá lugar de 21 a 24 de maio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos