Rali de Portugal: Toyota domina primeiro dia e Tanak é líder

Ott Tanak venceu duas especiais de classificação nesta sexta-feira
Texto
Ott Tanak (Lusa)
Ott Tanak (Lusa)

Ott Tanak (Toyota) fechou o primeiro dia do Rali de Portugal na liderança com 17.3s segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala.

O piloto estónio assumiu o comando na terceira das sete especiais deste primeiro dia do Rali de Portugal, beneficiando dos problemas dos Hyundai i20, do espanhol Dani Sordo e do francês Sébastien Loeb, que perderam potência com problemas de pressão de combustível.

Sordo que liderava o rali à entrada da terceira especial, Arganil, depois de ter vencido a especial de abertura da prova, Lousã, perdeu potência, subitamente, poucos metros depois de dar início ao derradeiro troço da manhã.

O mesmo aconteceu a Loeb que ficou parado no meio da especial.

Com os problemas dos dois carros da Hyundai, a Toyota aproveitou para jogar ao ataque e no final do primeiro dia, e o estónio Ott Tanak terminou o dia na liderança da prova e a gerir a vantagem para Jari-Matti Latvala.

“Foi um dia difícil e bastante desafiante. Eu fiz o meu melhor e o carro esteve bem. Sabíamos que sexta-feira seria um dia decisivo na prova. Estivemos bem agora termos de terminar”, sublinhou Tanak no final da última especial do dia.

Já o irlandês Kris Meeke (Toyota ) fecha os lugares do pódio, com o terceiro carro da marca nipónica, a 22.8 segundos do líder da prova.

O primeiro não Toyota é Thierry Neuville (Hyundai), que fechou esta sexta-feira no quarto lugar a 24.2s de Tanak, depois de ter perdido muito tempo nas especiais da manhã.

O líder do campeonato Sébastien Ogier (Citroën), ocupa a quinta posição a 25.8s da liderança, mas a escassos 1.6s de Neuville.

Ogier que foi o primeiro na estrada durante a manhã acabou por perder tempo a limpar o piso da gravilha mais solta e vai ter de realizar um segundo dia com forte andamento para poder lutar pelo pódio.

Nos WRC2, o norueguês Ole Veiby (Volkswagen Polo R5) chega a Matosinhos na frente, nono da geral, deixando o checo Jan Kopecký (Skoda Fabia R5), a 4,1 segundos.

Entre os português, o dia ficou marcado pelo incêndio do Volkswagen Polo R5 de Pedro Meireles na segunda passagem por Arganil. 

Armindo Araújo (Hyundai) é o melhor piloto luso no final do primeiro dia e ocupa a 22.ª posição, enquanto Ricardo Teodósio (Skoda), líder do Campeonato de Portugal de Ralis, ocupa a 24.ª posição na frente de Bruno Magalhães (Hyundai).

O Rali de Portugal prossegue neste sábado com duas secções de três especiais cada, num total de 160,7 quilómetros cronometrados.

Classificação do Rali de Portugal após o primeiro dia:

1. Ott Tanak (Toyoya Yaris), 1h03m26.7s

2. Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), +17.3s

3. Kris Meeke (Toyota Yaris), +22.8s

4. Thierry Neuville (Hyundai i20), 24.2s

5. Sébastien Ogier (Citroën C3), 25.8s

6. Teemu Suninen (Ford Fiesta), +1m15.7s

7. Gus Greensmith (Ford Fiesta), +1m22.1s

8. Esapekka Lappi (Citroën C3), +1m23.7s

9. Christian Ole Veiby (Volkswagen Polo GTI R5), +3m45.2s

10. Jan Kopecky (Skoda Fabia R5), +3m49.3s

(...)

22. Armindo Araújo (Hyundai), +5m45.6s

(...)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano