Ott Tanak (Toyota) fechou o primeiro dia do Rali de Portugal na liderança com 17.3s segundos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala.
O piloto estónio assumiu o comando na terceira das sete especiais deste primeiro dia do Rali de Portugal, beneficiando dos problemas dos Hyundai i20, do espanhol Dani Sordo e do francês Sébastien Loeb, que perderam potência com problemas de pressão de combustível.
Sordo que liderava o rali à entrada da terceira especial, Arganil, depois de ter vencido a especial de abertura da prova, Lousã, perdeu potência, subitamente, poucos metros depois de dar início ao derradeiro troço da manhã.
O mesmo aconteceu a Loeb que ficou parado no meio da especial.
😬 @SebastienLoeb / @DanosElena with problems in SS3!
— World Rally Championship (@OfficialWRC) 31 de maio de 2019
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Com os problemas dos dois carros da Hyundai, a Toyota aproveitou para jogar ao ataque e no final do primeiro dia, e o estónio Ott Tanak terminou o dia na liderança da prova e a gerir a vantagem para Jari-Matti Latvala.
“Foi um dia difícil e bastante desafiante. Eu fiz o meu melhor e o carro esteve bem. Sabíamos que sexta-feira seria um dia decisivo na prova. Estivemos bem agora termos de terminar”, sublinhou Tanak no final da última especial do dia.
Já o irlandês Kris Meeke (Toyota ) fecha os lugares do pódio, com o terceiro carro da marca nipónica, a 22.8 segundos do líder da prova.
O primeiro não Toyota é Thierry Neuville (Hyundai), que fechou esta sexta-feira no quarto lugar a 24.2s de Tanak, depois de ter perdido muito tempo nas especiais da manhã.
O líder do campeonato Sébastien Ogier (Citroën), ocupa a quinta posição a 25.8s da liderança, mas a escassos 1.6s de Neuville.
Ogier que foi o primeiro na estrada durante a manhã acabou por perder tempo a limpar o piso da gravilha mais solta e vai ter de realizar um segundo dia com forte andamento para poder lutar pelo pódio.
Nos WRC2, o norueguês Ole Veiby (Volkswagen Polo R5) chega a Matosinhos na frente, nono da geral, deixando o checo Jan Kopecký (Skoda Fabia R5), a 4,1 segundos.
Entre os português, o dia ficou marcado pelo incêndio do Volkswagen Polo R5 de Pedro Meireles na segunda passagem por Arganil.
Armindo Araújo (Hyundai) é o melhor piloto luso no final do primeiro dia e ocupa a 22.ª posição, enquanto Ricardo Teodósio (Skoda), líder do Campeonato de Portugal de Ralis, ocupa a 24.ª posição na frente de Bruno Magalhães (Hyundai).
O Rali de Portugal prossegue neste sábado com duas secções de três especiais cada, num total de 160,7 quilómetros cronometrados.
Classificação do Rali de Portugal após o primeiro dia:
1. Ott Tanak (Toyoya Yaris), 1h03m26.7s
2. Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), +17.3s
3. Kris Meeke (Toyota Yaris), +22.8s
4. Thierry Neuville (Hyundai i20), 24.2s
5. Sébastien Ogier (Citroën C3), 25.8s
6. Teemu Suninen (Ford Fiesta), +1m15.7s
7. Gus Greensmith (Ford Fiesta), +1m22.1s
8. Esapekka Lappi (Citroën C3), +1m23.7s
9. Christian Ole Veiby (Volkswagen Polo GTI R5), +3m45.2s
10. Jan Kopecky (Skoda Fabia R5), +3m49.3s
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22. Armindo Araújo (Hyundai), +5m45.6s
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