Rali do Ártico: Ott Tanak e a Hyundai começam na frente

Piloto estónio da Hyundai é o primeiro líder da segunda prova da temporada do Mundial de Ralis
Texto
Ott Tanak (Hyundai Motorsport)
Ott Tanak (Hyundai Motorsport)

O estónio Ott Tanak (Hyundai) é o líder do Rali do Ártico, na Finlândia, segunda ronda da temporada do Mundial de Ralis (WRC), no final do primeiro dia de prova.

Tanak foi o mais rápido nas duas primeiras especiais, das 10 que compõem esta segunda ronda do campeonato, num primeiro dia marcado pela muita neve e pelo domínio do piloto da Hyundai.

O estónio, assumiu o comando da prova logo na primeira passagem pela especial mais longa do rali, com 31,05 km, ao ser 3,6 segundos mais rápido que o seu companheiro de equipa Craig Breen, enquanto Kalle Rovanpera (Toyota), realizou o terceiro melhor tempo a 10,6 segundos de Tanak.

Na segunda especial, Tanak, voltou a dominar e realizou os mais de 30 km da derradeira especial desta sexta-feira em 15m52,9s, deixando Rovanpera na segunda posição a 9,8s, enquanto Craig Breen foi o terceiro mais rápido a 12,6s, do seu companheiro de equipa.

Com estes resultados, Ott Tanak é o líder do Rali de Monte Carlo, com Craig Breen na segunda posição a 16,2s, enquanto Kalle Rovanpera é o melhor piloto da Toyota na terceira posição a 20,4s, do líder.

“Tentei gerir o desgaste dos pneus no início, mas no final até  foi precisa a ajuda do do travão de mão. Foi difícil, foram duas especiais com um superfície muito dura”, afirmou Tanak.

O top cinco da classificação, após o primeiro dia do Rali do Ártico, fica completo com Thierry Neuville (Hyundai), que ocupa a quarta posição a 29,8s do primeiro, enquanto Elfyn Evans (Toyota) é quinto a 32,0s.

Uma nota ainda para o líder do campeonato, Sébastien Ogier (Toyota), que pagou a fatura de abrir as especiais neste primeiro dia de prova, acabando por se afundar na classificação, ocupando o nono lugar da geral a 49,8 segundos de Ott Tanak.

“Fiz o que pude, mas foi bastante difícil. Vamos ver o que podemos fazer no sábado , mas já estamos bastante longe”, sublinhou Ogier no final do primeiro dia de prova.

No sábado os pilotos têm pela frente seis especiais, com destaque para a dupla passagem pela especial de Siikakämä, com a extensão de 27,68 km, que é a mais extensa deste segundo dia de prova.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”