Tiago Monteiro: «WTCR é formato fora do comum»

Piloto aprova fusão entre WTCC e TCR International
Texto
Tiago Monteiro
Tiago Monteiro

Tiago Monteiro olha com entusiasmo para o WTCR prova do automobilismo que une WTCC e TCR International Series. A competição perde o estatuto de campeonato e passa a taça do mundo.

Entre as alterações, destacam-se a realização de três corridas em cada um dos 10 fins de semana de competição, uma no primeiro dia e duas no segundo – com diferentes sistemas de pontuação –, a proibição de carros de fábrica e um maior equilíbrio entre as viaturas, ao abrigo da regulamentação TCR.

Embora pareça complexo, Tiago Monteiro antevê um formato "fora do comum", mas acima de tudo interessante.

“Conforme já se faz nos GT3, as equipas de fabrica são proibidas. Mas, conforme também se faz nos GT3, há varias equipas com apoio grande das fábricas. Com peças, mecânicos, engenheiros e pilotos, por exemplo. Outra grande diferença são os carros, que são bastante diferentes de pilotar. Um pouco mais lentos, sem se notar visualmente, mas vão ficar mais próximos uns dos outros e mais resistentes aos toques”, explicou Tiago Monteiro, em declarações à Lusa.

“São alterações interessantes, sem dúvida, e um formato fora do comum. Mas, no final, o que os fãs procuram são corridas, e o facto de oferecer três corridas por fim de semana é um programa muito preenchido para nós, pilotos e equipas, mas muito mais interessante para a televisão e para os fãs. Acho que 10 a 12 fins de semana é um bom número para um campeonato mundial. Vai ser muito intenso, mas interessante”, frisou.

O novo formato surge como uma 'lufada de ar fresco' para Tiago Monteiro. Depois de um ano complicado, o piloto precisa de um recomeço e que melhor que o WTCR para dar início a um novo capítulo.

“Acabei de chegar de 15 dias de uma volta ao mundo para a Honda, mas também para visitar alguns médicos nos Estados Unidos e seguir alguns tratamentos especiais. Foi muito produtivo, e a recuperação está a decorrer muito bem. Espero estar a 100% em fevereiro ou março”, explicou.

Tiago Monteiro falhou as três últimas provas do WTCC, depois de sofrer um grave acidente numa sessão de testes em Barcelona.Terminou a temporada 2017 em oitavo lugar, depois de ter liderado a competição até à sexta ronda.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”