Novidades

Preço dos carros novos pode disparar

Consequência do novo método de homologação das viaturas, que fornece dados de consumo de combustível e de emissões de dióxido de carbono mais realistas
Texto

Comprar um carro poderá ficar bastante mais caro a partir de setembro. A culpa é do imposto por causa da emissão de gases poluentes.

De acordo com as contas feitas pelo Jornal de Notícias, há carros que podem vir a custar mais 3 mil euros.

A subida do preço será consequência do novo método de homologação das viaturas, que fornece dados de consumo de combustível e de emissões de dióxido de carbono mais realistas. Ou seja, o aumento das emissões traz um agravamento no montante do imposto a pagar, que se reflete no preço final do veículo.

Hoje em dia, os modelos novos já são homologados segundo este método. A diferença é que a partir de setembro, este teste para contabilizar as emissões de dióxido de carbono vai ser aplicado também aos modelos mais antigos.

As marcas estão preocupadas com este aumento do preço dos automóveis novos e pedem um ajustamento fiscal à nova realidade. o jornal de notícias tentou saber junto do ministério das finanças se esta possibilidade está em aberto, mas o executivo de centeno limitou-se que está a acompanhar a situação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano