Evasão

Lisboa é o melhor destino turístico em Portugal para a dieta vegan

Lisboa é a cidade no país com mais restaurantes vegan e vegetarianos e partilha o pódio com o Porto e com Funchal
Texto
Lisboa é a cidade portuguesa com mais restaurantes vegan e vegetarianos
Lisboa é a cidade portuguesa com mais restaurantes vegan e vegetarianos

Nos últimos tempos, cada vez mais pessoas têm deixado de lado produtos de origem animal e têm procurado alternativas vegetarianas e vegan. Isto acontece por vários motivos, desde a preocupação ambiental e com os animais, até questões de saúde. E como ser vegan já não é uma raridade, há cada vez mais restaurantes a abrir focados neste tipo de alimentação.

Se és vegan e estiveres a planear uma escapadela de fim de semana para uma cidade portuguesa, dizemos-te já que é em Lisboa que vais encontrar a maior oferta de restaurantes e cafés vegan e vegetarianos.

Lisboa

A descoberta foi feita pela Holidu, um motor de pesquisa para casas de férias, que analisou dados da Happy Cow para descobrir quais são as cidades mais friendly das dietas vegetariana e vegan em Portugal. A capital portuguesa surge logo em primeiro, com 375 restaurantes, tendo quase o dobro de espaços que o segundo lugar.

Nos outros dois lugares do pódio está a cidade do Porto, com 186 restaurantes, e Funchal, com 57 restaurantes. Esta última cidade é talvez a mais inesperada, mas a verdade é que a oferta local é variada e há várias lojas e restaurantes vegan-friendly.

Lagos

Em quarto lugar, com 47 estabelecimentos, está Lagos que tem visto um aumento de número de espaços vegetarianos e vegan muito devido ao turismo. A fechar o Top cinco, está Braga com 43 restaurantes.

Mas há ainda outras cidades com uma variada oferta de restaurantes sem produtos de origem animal. A cidade universitária de Coimbra, Faro, Cascais, Albufeira, São Miguel e Sintra fecham o Top 10 de destinos vegan-friendly de Portugal.

(Fotos: V. Shes, V. Andrade, P. Evangelista/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Marisco impresso em 3D: será esta a alimentação do futuro?
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas