Fantástico

Um Renault 4L que voa? Sim, existe e chama-se Air4

O Air4 é um eVTOL elétrico e futurista que pretende levar o icónico veículo da Renault das estradas para as autoestradas aéreas
Texto

Este ano, celebra-se o 60.º aniversário do icónico Renault 4L, um veículo que foi produzido mais de 8 milhões de vezes de 1961 a 1992. Para celebrar o aniversário, a Renault tem realizado várias iniciativas e a apresentação do eVTOL, um veículo aéreo que descola e aterra na vertical, é mais uma que, sem dúvida, chama a atenção.

A Renault juntou-se à TheArsenale, um centro de design especializado em mobilidade, para criar um protótipo de aeronave inspirado no emblemático Renault 4L. O resultado é o Air4, um eVTOL que une o passado e o futuro e que tira o 4L do asfalto para o levar para as autoestradas dos céus.

A criação do Air4 implicou horas de trabalho, vários cálculos e até recurso a inteligência artificial, isto porque, apesar de manter as linhas e dimensões do 4L original, teve de ser repensado para ser dinâmico no ar.

Conhece o Renault 4L reimaginado pelo designer Mathieu Lehanneur

O veículo é inteiramente feito em fibra de carbono e a rigidez teve de ser alterada de forma a incluir questões como a da impulsão ou elevação do veículo no ar. A forma de acesso à cabine teve de também de ser repensada e para o condutor entrar, é necessário levantar a concha, articulada na zona frontal.

Esta aeronave é elétrica, sendo alimentada por baterias de polímeros de lítio de 22 mil mAh. Não tem rodas, mas sim quatro hélices de duas pás em cada canto, que permitem ao Air4 voar a até 700 metros do chão e atingir a velocidade máxima de 93 km/h na horizontal.

O Air4 vai estar em exibição no Atelier Renault, nos Campos Elísios, em Paris, a partir de dia 29 de novembro. Em 2022, o Air4 irá para solo americano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos