F1: Hulkenberg, Sainz e Stroll sofrem repreensão e Leclerc confirmado na pole

Kimi Raikkonen perde cinco lugares na grelha com mudança da caixa de velocidades
Texto
Charles Leclerc (Lusa)
Charles Leclerc (Lusa)

A Direção de Corrida da F1, decidiu homologar os resultados da Qualificação do GP de Itália, depois da situação bizarra que se viveu, este sábado, no final da Q3.

Charles Leclerc (Ferrari) vai assim largar da pole position, depois de ter alcançado o melhor tempo da Qualificação, logo na primeira tentativa da Q3, , com o tempo de 1m20.126s, apenas 39 milésimos de segundo mais rápido do que o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), líder do campeonato.

A sessão ficou marcada pelo despiste do monegasco Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) nos últimos minutos da Q3, que obrigou a interrupção da última sessão de Qualificação.

No recomeço, quando os pilotos se preparavam para a segunda tentativa de volta rápida, todos abrandaram na volta de reentrada em pista de forma a aproveitar da melhor forma o cone de ar do carro anterior.

No entanto, o ritmo imposto foi tão baixo que apenas Leclerc e o espanhol Carlos Sainz (Renault) conseguiram cruzar a meta a tempo de realizar outra volta rápida. Já os restantes cruzaram a meta já depois da bandeirada de xadrez que pôs um ponto final na sessão.

Após a sessão, vários pilotos foram convidados pelos comissários da FIA a prestarem declarações sobre o comportamento durante o Q3.

Sebastian Vettel (Ferrari)foi um deles, e foi absolvido por ter saído da pista durante a confusão. Já

 Nico Hulkenberg (Renault), Carlos Sainz Jr. (McLaren) e Lance Stroll (Racing Point) acabaram por sofrer uma repreensão, por condução lenta sem necessidade.

Já Kimi Raikkonen, vai sofrer uma penalização de cinco posições na grelha, depois de ter sido necessário mudar a caixa de velocidades do seu monolugar na sequência do acidente. Desta forma o finlandês da Alfa Romeo vai largar do 13.º lugar da grelha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente