Koenigsegg Jesko é o herdeiro do Agera RS com 1.600 cv de potência

  • Redação Autoportal
  • 8 mar 2019, 12:13

O novo hiperdesportivo da marca sueca foi apresentado no Salão de Genebra

A Koenigsegg aproveitou o Salão de Genebra para dar a conhecer a sua última criação. Trata-se de um hiperdesportivo com 1.600 cv de potência e níveis de performance superiores ao Agera RS.

A nova ‘bomba’ da marca sueca, o Koenigsegg Jesko, apresenta um motor de 5 litros V8 twinturbo, com quatro válvulas por cilindro que está dotado de uma cambota que a marca diz ser a mais leve do mundo com 12,5kg e uma nova admissão.

PUB

Desta forma o Jesko está dotado de 1.280 cv de potência que podem aumentar até aos 1.600 cv se utilizar combustível E85, uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina,  e possui um binário máximo de 1500Nm, às 5100rpm, mas a Koenigsegg afirma que o binário se mantém sempre acima dos 1000Nm numa faixa entre as 2700 e as 6170 rpm. Números que permitem alcançar uma velocidade máxima anunciada de 482 Km/h.

A transmissão de nove velocidades deste Koenigsegg Jesko, tem a capacidade de ligação direta entre qualquer mudança, o que segundo a marca é possível passar diretamente de 7.ª para 4.ª velocidade sem necessidade de engrenar a 6.ª e 5.ª e para além disso a marca diz que a transmissão pesa cerca de 90 kg a menos do que as de outros hiperesportivos.

PUB

O chassis em fibra de carbono apresenta-se 40mm mais comprido e 22mm mais alto que o Koenigsegg Agera RS, mas sem impactos negativos na rigidez estrutural, o que permitiu à marca concentrar esforços em afinar a suspensão para máximas performances, sem necessidade de encontrar um compromisso com o chassis.

A nova estrutura tem assim maior rigidez estrutural, enquanto a suspensão é servida por triângulos alongados, inspirados nos carros da Fórmula 1, e os amortecedores de alto desempenho são fornecidos pela Öhlins.

PUB

Na frente o Jesko conta com rodas de 20 polegadas, enquanto na traseira as rodas são de  21 polegadas

Em matéria de design o Jesko apresenta uma dianteira discreta, onde se destaca um avantajado spoiler.  Já a traseira é rica em detalhes a começar pelas saídas do sistema de escape, os difusores de ar e uma asa traseira de grandes dimensões.

Desta forma a marca sueca sublinha que Koenigsegg Jesko é o carro mais aerodinâmico que já fabricou, tendo confirmado que vai produzir 125 unidades do Jesko e que o preço base desta nova ‘bomba’ da marca sueca vai arrancar 2,7 milhões de euros mais impostos.

PUB
Continuar a ler

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS